pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Com apresentação artística, Sessão Solene “Terceira Idade em Festa” finaliza trabalhos do ano da Comissão do Idoso

Por: JORGE RUFINO
DA REDAÇÃO

2 de dezembro de 2024 - 20:18
Lucas Bassi | REDE CÂMARA SP

Nesta segunda-feira (2/12), uma Sessão Solene realizada no Plenário 1º de Maio da Câmara Municipal de São Paulo marcou o encerramento dos trabalhos deste ano da Comissão Extraordinária do Idoso e de Assistência Social.

Todo ano, a celebração do evento “Terceira idade em festa” acontece na primeira quinzena de dezembro, desde que a Resolução nº1/2005 foi instituída na Casa Legislativa. A Sessão Solene foi conduzida pelo presidente da Comissão, vereador Eli Corrêa (UNIÃO)  e pelo gestor do CRECI (Centro de Referência do Idoso) do Anhangabaú, Reginaldo Tadeu Antão, e ainda contou com uma apresentação da bateria dos idosos do CRECI Anhangabaú.

Durante a cerimônia, um vídeo produzido pela equipe do serviço de proteção ao idoso foi exibido ao público, mostrando depoimentos de pessoas que fazem alguma atividade lá.

O primeiro a fazer o uso da palavra foi Reginaldo Tadeu Antão, gestor do CRECI Anhangabaú. Ele fez questão de ressaltar a transformação que o CRECI proporciona a cada uma das pessoas. “Envelhecer é um privilégio. Por isso, precisamos cada vez mais nos preocupar com a questão do envelhecimento. Hoje, a proposta do CRECI se transformou em um laboratório de experiência e estudo, onde a gente recebe faculdades de fora do país, de Lisboa, de pessoas que estão na Itália, na África do Sul, que contam nas redes sociais sobre nosso trabalho. Cada vez mais São Paulo dá esse passo à frente no envelhecimento”. E ainda ressaltou: “Que possa existir mais CRECIs para nós, mais pessoas idosas e mais lugares preparados para atendê-las”, concluiu.

Logo em seguida, foi a vez do presidente do colegiado, vereador Eli Corrêa (UNIÃO) se manifestar. Na ocasião, o vereador leu uma matéria do jornal Estadão onde dizia que a expectativa de vida do brasileiro, na década de 40, era de 40 anos apenas, mas que, hoje em dia, está na faixa dos 76. Ele aproveitou a oportunidade para citar também a matéria exibida no Fantástico que mostrava o homem mais velho do mundo. “Todos os veículos de comunicação estão voltando os seus olhos para a questão dos 60+ anos. Por isso, é importante que tenhamos uma política para dar a essas pessoas o apoio e o amparo necessário”, destacou.

Ele aproveitou o momento para fazer um balanço sobre os trabalhos do colegiado. “Tivemos importantes discussões sobre temas como educação, saúde, previdência, violência contra idosos e desafios daqueles que moram sozinhos, avançamos em projetos de lei e em criação de programas de empreendedorismo para mulheres idosas”. Eli encerrou seu discurso convidando os presentes ali com a seguinte mensagem: “Vamos viver e aproveitar tudo o que está sendo oferecido a vocês”.

Para o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Nadir Amaral, que também prestigiou o evento, falar sobre políticas públicas para pessoas 60+ é fundamental. “Precisamos cada vez mais ter informação de como a pessoa idosa vive na cidade de São Paulo. Precisamos de muitas coisas ainda que nos faltam, e eventos como este, faz com que trazemos essa discussão em políticas públicas e para a sociedade”.

Confira abaixo a íntegra da Sessão Solene:

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar