RenattodSousa/CMSP
O ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva esteve na Câmara Municipal na noite desta segunda-feira (25/2) para participar da sessão solene que celebrou os 91 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). O evento, realizado por iniciativa do vereador Orlando Silva (PCdoB), contou com a presença de diversos nomes da política nacional. Além de Lula, compareceram o ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), o vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, a ministra da cultura Marta Suplicy (PT), representando a presidente Dilma Rousseff, e a vice-prefeita Nádia Campeão, representando o prefeito Fernando Haddad.
Durante o evento, Lula exaltou a parceria entre os dois partidos – o PCdoB o apoiou em todas as cinco vezes em que concorreu para a presidência, além de ter integrado a coalizão que elegeu a presidente Dilma Rousseff. Ele também lembrou um pouco da história do partido, que o presidente qualificou de grandiosa.
“Nesses 91 anos de trajetória [o PCdoB] em muito contribuiu para grandes realizações do povo brasileiro, declarou o ex-presidente. Nesse período, não foram poucas as lutas que o partido promoveu ou apoiou. E tenho certeza que elas resultaram em avanços significativos para a democracia e a soberania nacional.”
O presidente nacional do partido, Renato Rabelo, enfatizou a trajetória de combate ao totalitarismo da agremiação. “O PCdoB foi sempre um partido que enfrentou as ditaduras, porque era o primeiro partido que era posto na ilegalidade, afirmou Rabelo, que também homenageou grandes nomes da história do partido, em especial João Amazonas – que militou na legenda entre 1935 e 2002, ano em que morreu.
Para Orlando Silva, a sessão é também uma celebração da democracia brasileira, já que o partido é a mais antiga agremiação política do país. “Não é possível contar a história do Brasil sem contar a história do PCdoB. Nos últimos 91 anos, o partido esteve presente em todos os momentos importantes da nossa história política.”
Já Marta Suplicy, que representou Dilma Rousseff no evento, leu uma declaração da presidente. Ficar ao lado do povo brasileiro custou a vida de centenas de militantes ao longo desses 91 anos. A essas mulheres e homens presto hoje a minha homenagem, disse.
LEIA TAMBÉM:
Partido passou maior parte de sua história na ilegalidade
Confira matéria da TV Câmara:
{youtube}vJFv9MwDXV4&rel=
(25/03/2013 – 20h44)