pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Com mais de 80% da população vacinada, internações por Covid-19 caem pelo 8º dia seguido no Estado de SP

Por: TERESA MORRONE - HOME OFFICE

9 de fevereiro de 2022 - 18:53

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (9/2), no Palácio dos Bandeirantes, o governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que, com mais de 80% da população vacinada com duas doses, as internações por Covid-19 caíram pelo 8º dia consecutivo no Estado de São Paulo, depois de dois meses de crescimento.

De acordo com o governador, a vacinação “teve efeito decisivo e direto no recuo das internações nos últimos oito dias. São Paulo ultrapassou a marca de 80% da população com imunização completa com duas doses, e 52% das crianças entre 5 e 11 anos já estão com a primeira dose da vacina aplicada em todo o país”.

A evolução na vacinação se reflete na redução de novas internações em enfermeiras e UTIs na última semana. Nesta quarta, São Paulo registrou um total de 9.797 pessoas em hospitais de todo Estado, sendo que em 2 de fevereiro eram 1.492 pessoas a mais. A média móvel de novas internações está em redução de quase 20% no mesmo período.

A Coordenadora do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula também esteve presente na coletiva e mencionou que “ a vacinação é a grande responsável ao longo da pandemia pela redução de casos graves e óbitos por Covid-19”.

Quarta dose da vacina

Mesmo com 2 milhões de pessoas atrasadas na segunda dose da vacina contra a Covid-19 em São Paulo, o governo estadual já pensa na aplicação de uma quarta dose. Durante a coletiva, o governador João Doria foi questionado sobre a possibilidade da aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19. “São Paulo avalia concretamente esta quarta dose, mas fará isso no momento certo e dentro de uma cronologia e de faixas etárias adequadas”, disse.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, o governo paulista ainda não definiu se toda a população do Estado vai receber a quarta dose, nem o prazo da imunização. “Entendemos que o governo de São Paulo sempre teve um posicionamento sobre a necessidade de uma dose adicional e que ela deverá acontecer de forma anual, assim como ocorrem outros vírus respiratórios, como o da Influenza”.

Vale ressaltar que desde dezembro, o Estado vem aplicando a quarta dose em pacientes transplantados, renais crônicos ou em tratamento quimioterápico.

Especialistas têm alertado que a população complete seu esquema vacinal e tome a terceira dose da vacina contra a Covid-19 pra evitar desenvolver a forma grave da doença, principalmente com a predominância da ômicron no Estado.

Mais sobre o novo coronavírus 1

De acordo com o boletim diário mais recente publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, até esta terça-feira (8/2), a capital paulista totalizava 40.462 vítimas da Covid-19. E havia, ainda, 1.795.725 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus.

Abaixo, gráfico detalhado sobre os índices da Covid-19 na cidade de São Paulo.

Prefeitura de SP

Em relação ao sistema público de saúde, os dados mais recentes mostram que a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade e Terapia Intensiva) destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 na região metropolitana de São Paulo até esta terça-feira (8/2), é de 71,1%

Já a ocupação de leitos de enfermaria está em 69,9%. No Estado, a taxa de ocupação em UTIs está em 70,7%. E nos leitos de enfermaria está em 63,8%. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde.

Atuação do município

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, foram aplicadas 27.216.107 doses na cidade de São Paulo. Os dados são do boletim Vacinômetro, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira (9/2).

Do total contabilizado até o momento, foram 11.479.122 primeiras doses, 10.183.154 segundas doses, 336.219 doses únicas e 5.217.612 doses adicionais. A cobertura vacinal dos adultos está em 109,7% para primeira dose, 105,1% para segunda dose ou dose única e 56,5% para dose adicional.

Em adolescentes, de 12 a 17 anos, a imunização com a primeira dose está em 114% para primeira dose e 96,8% para segunda dose. Na vacinação do público infantil foram aplicadas 724.469 primeiras doses, o que representa uma cobertura vacinal de 66,9%.

A campanha de vacinação contra Covid-19 segue disponível na cidade de São Paulo nos mega postos, drive-thrus e farmácias parceiras, das 8h às 17h, e nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 7h às 19h.

A vacinação infantil acontece nas UBSs, das 8h às 17h, e nas AMAs/UBSs Integradas, das 8h às 19h. A lista completa dos postos de vacinação pode ser consultada na gina Vacina Sampa. Acesse também a Plataforma de Olho na Fila para conferir endereços, a disponibilidade de doses e a movimentação de postos.

*Ouça aqui a versão podcast do boletim Coronavírus desta quarta-feira

*Este conteúdo e outros conteúdos especiais podem ser conferidos no hotsite Coronavírus

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar