A Comissão Extraordinária Permanente de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude aprovou nesta quarta-feira (31/5) a minuta de deliberação para os procedimentos de realização do “Prêmio Sabotage-2018”. Realizado pela primeira vez, em 2015, esse prêmio tem como objetivo valorizar a Cultura Hip Hop, muito presente na periferia, incentivando a inclusão social, musical e cultural.
Os vereadores da Comissão também aprovaram o calendário, que determina que a comissão julgadora composta por cinco membros, ligados ao movimento Hip Hop, será escolhida até o dia 30/6. O início das inscrições pela internet deve ocorrer em setembro e a premiação na semana do dia 20/3 de 2018. O supervisor de equipe de eventos da Câmara Municipal de São Paulo, Raul Júlio, explicou que além de valorizar essa cultura, o Prêmio Sabotage oferece uma honraria aos vencedores em quatro categorias.
“Temos a categoria Grafite, a categoria DJ, categoria MC, e categoria Break. Será entregue uma Salva de Prata para cada um dos vencedores de cada categoria.”
O rapper Pirata do Fórum do Hip Hop lembrou que esse movimento acontece na cidade de São Paulo desde a década de 80 e já ajudou muitos jovens a não optarem pela criminalidade. Ele ressaltou a importância do rapper Sabotage, que dá nome ao prêmio, na divulgação e valorização do Hip Hop.
“O Sabotage é um MC importante porque na época em que ele estava vivo, ele estava entrando em algumas áreas que o Hip Hop não entrava e que ainda tem dificuldade de entrar, como no cinema e nas rádios. Então ele é esse personagem que propiciou a entrada do Hip Hop na grande mídia.”
O presidente da Comissão Extraordinária Permanente de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude, o vereador Fernando Holiday ( DEM) entende que é muito importante a Câmara Municipal de São Paulo valorizar e incentivar o Movimento Hip Hop na cidade pelo papel que ele tem, principalmente na periferia, de oferecer uma oportunidade às crianças e adolescentes.
“Por meio da cultura eles podem encontrar os seus talentos, encontrar inspirações também para alcançarem o sucesso, cada um do seu jeito. Por isso é muito importante que a Câmara Municipal apoie iniciativas desse tipo, que tem o apoio da sociedade civil e que transformam principalmente a vida dos jovens da periferia.”
Mauro Mateus dos Santos, mais conhecido pelo seu nome artístico Sabotage, foi um cantor, compositor, rapper e ator brasileiro. Considerado uma lenda na zona sul, ele inspirou vários rappers. Sabotage foi assassinado em 2003.
A Comissão Extraordinária Permanente de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, e da Juventude também aprovou nesta quarta-feira (31/5), a criação da Subcomissão para debater as questões da 1ª infância. A proposta foi feita pela vereadora Janaina Lima (NOVO), autora do Projeto de Lei PL 27/2017, que dispõe sobre as diretrizes a serem observadas pelo poder executivo na elaboração das políticas públicas da 1ª infância.