A mobilidade foi tema das decisões da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente nesta quarta-feira. Em reunião ordinária, os vereadores aprovaram parecer favorável ao Projeto de Resolução (PR) 12/2010, que cria a Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Humana.
Floriano Pesaro (PSDB), um dos autores do projeto ao lado de Chico Macena (PT), Marco Aurélio Cunha (DEM), Netinho de Paula (PCdoB) e Ricardo Teixeira (sem partido) , afirma que a iniciativa complementa as campanhas pró-pedestre realizadas pela Prefeitura e estudos modernos “que dão ênfase ao deslocamento de pessoas”.
Segundo Pesaro, a Frente Parlamentar defenderá medidas que privilegiem o meio ambiente, com meios de transporte alternativos. “Precisamos incentivar a complementariedade. As pessoas podem fazer uma parte do percurso a pé e outra de ônibus, por exemplo”, completou.
De acordo com o texto do Projeto de Resolução, caberá ao novo grupo de trabalho acompanhar as políticas públicas de transporte e mobilidade urbana do município; monitorar a execução de planos e projetos relacionados ao tema; e realizar estudos sobre as mobilidades urbana, social e humana na capital; entre outras atribuições.
Visando avançar na defesa do deslocamento seguro e eficiente dos cidadãos, a Frente Parlamentar também organizará debates, simpósios, seminários e outros eventos relacionados ao assunto.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Outro futuro membro da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Humana, Chico Macena levou nesta quarta-feira à comissão um requerimento que convoca uma audiência pública para discutir o sistema cicloviário de São Paulo. Aprovada, a realização da audiência ainda não tem data.
Para o debate, Macena pretende reunir setores do governo, organizações não-governamentais e cicloativistas.
(17/08/2011 – 14h50)