A Comissão de Finanças e Orçamento aprovou nesta quarta-feira (15/4) o parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 399/2013, do vereador Laércio Benko (PHS) e do ex-vereador e atual deputado federal Orlando Silva (PCdoB), que determina que as UBS (Unidade Básica de Saúde) e Amas (Assistência Médica Ambulatorial) da Capital funcionem por pelo menos 14 horas por dia.
De acordo com a proposta, as instituições poderão estabelecer horários mais amplos ou diferenciados para atender a peculiaridade de cada local. “A intenção é permitir maior acesso da população dando condições para os cidadãos que trabalham fora da circunscrição de onde moram possam ser atendidos, mantendo-se a prevenção, característica da atenção da saúde básica, e assim produzindo maior qualidade de vida aos munícipes”, em justificativa apresentada ao projeto.
O relator do texto, vereador Adilson Amadeu (PTB), afirmou que a proposta é fundamental para São Paulo. “Muitas pessoas não são atendidas diariamente e se o horário for estendido será possível atender toda população”, explicou.