pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Comissão aprova pedido de informações sobre gestão de UBS no Itaim Bibi

Por: LETÍCIA GOMES  - DA REDAÇÃO 

23 de outubro de 2019 - 19:15

Gabriel Couto / CMSP

Comissão de Saúde (23/10)

Em reunião nesta quarta-feira (23/10), a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher  aprovou quatro requerimentos. Um deles, de autoria da vereadora Juliana Cardoso (PT), questiona a gestão da UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. José de Barros Magaldi, administrada pela prefeitura, no bairro do Itaim Bibi, na zona Sul de São Paulo.

Segundo a conselheira da UBS Joyce Neia, na última quinta-feira (17/10), a supervisora de Saúde da Lapa/Pinheiros, Maria Rosalina Jorge de Almeida, anunciou durante reunião com o Conselho Gestor, que a unidade local passaria a ser administrada pela OS (Organização Social) Associação Saúde da Família.

Os usuários e servidores da unidade, no entanto, rejeitaram a mudança anunciada. “Nós temos um grupo excelente de funcionários, porém, está sucateado em termos de pessoal e de material. Sabemos que o mesmo dinheiro que a secretaria vai usar para pagar a OS, poderia repor tudo que está faltando na UBS. E continuar com o atendimento que sempre teve”, disse Joyce.

A vereadora Juliana Cardoso lamentou a postura da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a vereadora, a atitude não se enquadra na legislação em vigor. “Primeiro, nós vamos conversar com a supervisora para tentar entender o que está acontecendo. E, mais que isso, dizer que nem a gente nem a comunidade quer a entrada de Organização Social nesse espaço, que é vinculado à rede direta do município”, disse a vereadora.

Joyce Neia também comentou matéria feita pelo jornal Agora, referente à falta de material para exames ginecológicos nas Unidades Básicas de Saúde. “Desde Julho de 2019, falta espéculo vaginal, instrumento utilizado para fazer papanicolau, na nossa unidade. Até teve uma ouvidoria por conta dessa falta de material, foram levados alguns espéculos, mas logo acabaram”, disse a conselheira. Segundo Joyce, desde então não são realizados exames de prevenção do câncer de colo de útero.

De acordo com o requerimento, a comissão receberá, na próxima reunião, a coordenadora de Saúde da região Oeste e a supervisora de Saúde Lapa/Pinheiros, Maria Rosalina Jorge de Almeida, para esclarecimentos sobre a mudança na gestão.

Durante a reunião, também foram apreciados sete Projetos de Lei. Para conferir a pauta completa, acesse aqui.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar