Os doadores de sangue poderão pagar meia entrada em eventos culturais, esportivos ou recreativos. É o que determina o Projeto de Lei (PL) 381/2015, do vereador Quito Formiga (PSDB), que teve o parecer favorável aprovado nesta quarta-feira (3/8) pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes.
De acordo com a proposta, os cidadãos que fizerem ao menos duas doações de sangue por ano e tiverem o documento para comprovar terão o direito a pagar meia entrada em cinemas, teatros, shows, estádios e outros locais de acesso ao público que promoverem eventos dessa natureza.
Para o relator do projeto, vereador Toninho Vespoli (PSOL), essa proposta é fundamental para estimular a população a doar sangue. “Essa propositura é interessante porque vemos o desespero dos hospitais que em determinados meses não têm sangue em seu banco. A meia entrada nesses evento é um incentivo para potencializar as doação e garantir que o cidadão seja assíduo na participação”, sinalizou.
O vereador Quito Formiga sinaliza que o objetivo principal do projeto é aumentar a conscientização da sociedade. “Precisamos criar mecanismos legais para aumentar o número de doadores e essa proposta faz isso ao permitir que quem doa sangue com frequência possa ter descontos nos eventos”, disse.