pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Um comentário

Nanci

Quantos agentes vistores tem a prefeitura hoje? Se tiver 200 é muito. Então fica a pergunta: quem vai fiscalizar?

Contribuições encerradas.

Projeto prevê aplicação de multa ao cidadão que jogar lixo na rua

21 de junho de 2017 - 15:06

ELDER FERRARI
DA WEB RÁDIO CÂMARA

A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente aprovou nesta quarta-feira (21/6) o substitutivo ao Projeto de Lei 365/2015, do vereador Ricardo Teixeira (PROS) que dispõe sobre a aplicação de multa ao cidadão que for flagrado jogando lixo nos logradouros públicos, fora dos equipamentos destinados para este fim.

O projeto estabelece que os infratores sejam penalizados com multa de R$ 100,00 a cada infração cometida e que os recursos financeiros, provenientes da arrecadação com as multas aplicadas, sejam destinados e anualmente corrigidos pela Secretaria Municipal de Finanças. O relator do Projeto, aprovado na Comissão de Política Urbana, o vereador Camilo Cristófaro (PSB) acredita que a medida é necessária, mas muito difícil de ser fiscalizada.

“Se o Executivo, através das Prefeituras Regionais e da Secretaria de Serviços não nos ajudar com a aprovação dessa lei, fica difícil. Nós temos que aprovar a ideia, mas fazer com ela seja cumprida.”

Também foi aprovado na reunião um requerimento do vereador José Police Neto (PSD) em que ele pede que seja realizada uma Audiência Pública, ainda sem data marcada, para debater à reurbanização da região Luz/Campos Elísios.

O parlamentar destaca no requerimento que pelo menos 17 dos imóveis com demolição programada na área estão tombados e, portanto, exigem medidas relativas a sua preservação total ou parcial. Police Neto lembra que é possível reurbanizar a área, valorizando os imóveis históricos da região.

“O prédio perdeu suas características ao longo do tempo e eu vou jogá-lo fora? Não. Hoje nós temos a Transferência do Direito de Construir (TDC) exatamente para isso. O TDC financia a reabilitação e a recuperação integral desses imóveis históricos. Então é esse esforço que estamos fazendo num debate aberto com o Compresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico).”

Essa foi a última reunião do vereador José Police Neto na Comissão de Política Urbana, nessa legislatura. Isso porque foi decidido pela bancada do PSD que ele será substituído pela vereadora Edir Sales.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar