MARCOS CAMPOS
DA TV CÂMARA
Os vereadores da Comissão de Trânsito da Câmara Municipal devem ouvir nas próximas semanas os representantes da Secretaria Municipal de Transportes para prestarem esclarecimentos sobre a chamada ‘taxa de deslocamento’ cobrado por alguns taxistas.
As denúncias chegaram ao vereador Ricardo Young (PPS). Os usuários que necessitam de táxis acessíveis alegam que, ao pedir o serviço, os motoristas já chegam ao local com o taxímetro ligado, justificando a cobrança como taxa de deslocamento. “Há várias denúncias de que taxistas estariam abusando de seus passageiros antecipando bandeirada, cobrando ida e volta e tal, e nós temos de esclarecer isso”, disse o vereador.
Young também pediu que a Secretaria Municipal de Transportes envie esclarecimentos sobre o aplicativo ‘uber’, que permite a qualquer pessoa cadastrar o próprio carro como serviço de transporte na Capital. Em agosto do ano passado, dois veículos foram apreendidos pelo departamento dos transportes públicos. “Trata-se de um assunto muito controverso na cidade o uso do aplicativo ‘uber’, que permite caronas compartilhadas, e isso compete com o sistema de táxi, portanto seria ilegal”, disse.
Outro assunto discutido pela Comissão foi o Projeto de Lei que altera o valor da multa sobre o horário de funcionamento de bares na cidade. “O comércio de pequeno porte hoje paga multa como se fosse um grande comércio. Então, é nesse sentido de equilibrar o valor de que quem tem comércio grande e de quem tem um comércio pequeno”, disse o vereador Vavá (PT).