Gute Garbelotto/CMSP
Membros da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais da Câmara Municipal irão se reunir nesta sexta-feira (26) com representantes da Secretaria Estadual de Segurança Pública para discutir ações da Polícia Militar no terreno ocupado do lado par da Avenida Presidente Wilson, na Zona Leste de São Paulo.
A decisão foi anunciada nesta quinta-feira, quando vereadores que integram a comissão receberam no Palácio Anchieta mais de 100 moradores da região. Assim como na semana passada, eles compareceram à Câmara para protestar contra despejos na área e a truculência nas remoções.
“As acusações são gravíssimas. Existem pessoas que foram agredidas e precisam ser protegidas”, afirmou Jamil Murad (PCdoB), presidente do colegiado, referindo-se aos relatos feitos em reunião na última semana, quando moradores denunciaram agressões e prisões que ocorreram durante a tentativa de remoção das famílias.
Além de criticarem a ação ofensiva da PM, os moradores pedem auxílio no pagamento de aluguel e cartas de crédito para o financiamento de novos imóveis, a exemplo do que ocorreu com famílias do lado ímpar da mesma avenida. Em agosto, a Subprefeitura do Ipiranga exigiu, através de ofício, “a saída imediata e sem qualquer resguardo” do terreno ocupado há mais de cinco anos.
(25/08/2011 – 16h00)