Os vereadores da Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia reforçaram nesta quarta-feira o convite à sociedade para o seminário que será realizado na próxima sexta (30), na Câmara Municipal, para discutir a preparação de São Paulo para a Copa de 2014. De acordo com o presidente do colegiado, Gilson Barreto (PSDB), a capacidade hoteleira da cidade para receber os turistas será um dos principais pontos do debate.
O vereador Jamil Murad (PCdoB) destacou a importância de um diálogo com a sociedade e o Poder Executivo sobre o andamento das intervenções com vistas ao Mundial de futebol. “Tem muitos jornais dizendo que o Brasil está atrasado nas obras e que o povo brasileiro é sempre desorganizado. Na minha opinião, se isso fosse verdade, nosso país não seria a sétima economia mundial. Por isso vamos dialogar e apresentar fatos concretos e as providências que estão sendo tomadas para que esse evento seja um sucesso”, disse.
Murad comentou ainda que o potencial turístico brasileiro deve ser explorado. “A Espanha tem 40 milhões de habitantes e recebe 60 milhões de turistas ao ano. Enquanto isso, o Brasil, com quase 190 milhões de habitantes, recebe apenas 5 milhões de turistas no mesmo período”.
Já Aurélio Nomura (PV) demonstrou preocupação quanto ao retorno dos investimentos que estão sendo feitos para a Copa. “O mundo inteiro já demonstrou que investimentos apenas em estádios de futebol são inócuos e não trazem benefícios para a comunidade. Existe a perspectiva de que o evento gere recursos na ordem de R$ 20 bilhões, e isso precisa ser revertido em infraestrutura”, afirmou.
TAXISTAS
Representantes da Associação dos Taxistas de São Paulo participaram da reunião da Comissão e apresentaram denúncias aos vereadores. Apresentamos documentos que comprovam a existência de irregularidades nos processos de sorteio dos alvarás para táxis, disse Edson Sena, presidente da entidade. O vereador Gilson Barreto convidou os taxistas para comparecer no próximo encontro do colegiado, em dia 5 de outubro, quando terão espaço para expor mais detalhes da situação.
PROJETO
Constava na pauta da reunião ordinária desta quarta-feira um único projeto de lei, o de número 125/2011, do vereador Carlos Neder (PT), que Institui o Dia Municipal da Economia Solidária. Ele recebeu parecer favorável nos termos do substitutivo da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa.
(28/09/2011 – 17h36)