Na reunião de instalação da Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo desta terça-feira (11/4) os parlamentares elegeram a vereadora Luna Zarattini (PT) para a presidir o colegiado neste ano.
“A questão da fome, da vulnerabilidade, são temas que a gente vai ter que se debruçar porque a gente realmente está em um caos social promovido também pelo Poder Público com o aumento de despejos, aumento da população em situação de rua, da fome na nossa cidade. Direitos Humanos aborda-se muitas coisas. A questão das mulheres, as mulheres negras, as questões LGBTQIA +, de direito à cidade, são temas amplos que a gente pode tratar nessa Comissão”, disse a presidente eleita.
Os parlamentares também elegeram a vereadora Jussara Basso (PSOL) para compor a vice-presidência da Comissão.
Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania é responsável por receber, avaliar e proceder à investigação de denúncias relativas às ameaças ou violações de direitos humanos; pesquisar e estudar a situação da cidadania e dos direitos humanos no município de São Paulo; acompanhar, sugerir e fiscalizar, junto ao Executivo, o desenvolvimento, a elaboração e a execução de convênios e projetos, dentre outras atribuições.
Composição
Luna Zarattini (PT) – presidente
Jussara Basso (PSOL) – vice-presidente
João Jorge (PSDB)
Professor Toninho Vespoli (PSOL)
Rinaldi Digilio (UNIÃO)
Veja como foi a reunião de instalação: