A polêmica da alimentação escolar nas escolas municipais de São Paulo será tema de uma Audiência Pública da Comissão de Educação, Cultura e Esportes na quarta-feira que vem (30/8), a partir das 13h30, no Palácio Anchieta. Essa polêmica teve início neste mês quando as mães de alunos começaram a reclamar do controle da merenda escolar. Elas disseram que os filhos estavam proibidos de repetir a alimentação para prevenção de obesidade.
O presidente da Comissão de Educação, vereador Professor Claudio Fonseca (PPS), entrou em contato com o Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, para debater o assunto. Schneider confirmou a presença na Audiência Pública da próxima semana.
Cláudio Fonseca entende que é uma oportunidade de se discutir a alimentação escolar, a segurança alimentar e se essa alimentação tem provocado a obesidade infantil.
“Neste momento há uma discussão, não só sobre a composição do cardápio da merenda escolar, mas até mesmo discussões sobre a quantidade que é distribuída para cada criança, se pode ou não haver repetição. E devemos debater até mesmo como as escolas procedem no fornecimento da merenda.”
Vale ressaltar que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, já se posicionou sobre o caso e explicou que apenas lanches com itens industrializados servidos na merenda escolar não devem ser repetidos pelos alunos.
O prefeito João Doria também falou sobre o caso e disse que alguns educadores entenderam o recado de forma equivocada.
“A limitação é para doces e produtos elaborados, produtos que não são tão saudáveis assim para serem repetidos. São produtos que representam saudibilidade para as crianças podem e devem ser acessados livremente sem qualquer tipo de restrição”, disse o prefeito.
A Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, é responsável pelo gerenciamento técnico, administrativo e financeiro do Programa de Alimentação Escolar da Cidade de São Paulo. Esse programa atende cerca de 2 milhões de alunos da rede municipal de ensino direta e indireta.