A Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo aprovou, nesta quarta-feira (22/5), um requerimento, de autoria do vereador Celso Giannazi (PSOL), que pede a realização de uma Audiência Pública para debater as políticas educacionais na perspectiva da educação inclusiva na capital paulista.
No documento, o parlamentar cita a necessidade de se debater políticas públicas que garantam o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino da cidade.
“Um grave problema que a gente está vivendo na cidade de São Paulo com um número gigantesco de crianças com deficiência na rede municipal, e a agente não tem a contrapartida de auxiliar de vida escolar, os estagiários, para dar suporte aos nossos profissionais da educação para que essas crianças tenham direito, acesso à educação e a permanência também”, ressaltou o vereador.
Outros itens da pauta
Além do requerimento aprovado, outros quatro PLs (Projetos de Lei) receberam aval da Comissão. Entre eles, o PL 752/2023 e o PL 754/2023, ambos de autoria da vereadora Edir Sales (PSD), que tratam sobre a inclusão dos passeios ciclísticos da Vila Zelina e da Mooca, respectivamente, no calendário oficial de eventos da cidade.
“Eu acho importante porque você valoriza, né? Quando entra no calendário municipal da cidade de São Paulo passa a ser oficial, né? Então tem um valor muito maior. Por isso que a gente aprova esses projetos, para poder valorizar cada vez mais o esporte. Eu sempre falo que o esporte é vida, é saúde, é solidariedade, é amor ao próximo, né? E saúde física e mental também”, comentou a presidente da Comissão.
Participaram da reunião desta quarta os vereadores Coronel Salles (PSD), Sandra Santana (MDB), Luna Zarattini (PT) e Elaine do Quilombo Periférico (PSOL). Confira a íntegra no vídeo abaixo: