Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Comissão de Educação aprova diligência na Casa de Cultura Vila Guilherme

Também foram aprovados pedidos de informações sobre espaços de esporte para idosos e sobre o projeto Minha Biblioteca

Por: HELOISE HAMADA
DA REDAÇÃO

2 de abril de 2025 - 16:46
Beatriz Damasceno | REDE CÂMARA SP

Com a presença de todos os membros, a Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo realizou sua primeira reunião do ano, nesta quarta-feira (2/4). Foram apreciados cinco projetos e aprovados três requerimentos para diligência e solicitação de informações.

O primeiro requerimento é de autoria da vereadora Luna Zarattini (PT) e solicita uma diligência “in loco” na Casa de Cultura da Vila Guilherme, na zona norte da capital. Ela salientou que o espaço é um ponto importante que reúne artistas, eventos, atividades, oficinas e vai passar por reforma. “A população e os artistas querem participar dessa discussão da reforma. Por isso, vamos fazer esta diligência, conversar com os moradores e com a Secretaria Municipal de Cultura, para que a gente tenha uma reforma que contemple o que foi toda a história do Casarão da Vila Guilherme, uma história de luta, de conquista no território, com um espaço cultural importantíssimo de produção, de apresentação e de articulação local na Vila Guilherme”, frisou.

A presidente do colegiado, vereadora Sonaira Fernandes (PL), foi quem pediu o outro requerimento. Ela solicitou informações à Secretaria Municipal de Esportes a respeito da participação e adequação dos espaços de esporte para os idosos. “A gente tem percebido, de acordo com as demandas que surgem, alguns questionamentos de acessibilidade, de adequação da quadra, de liberação do espaço. Por isso, fizemos um requerimento para que a Secretaria Municipal de Esporte nos responda, para conseguirmos trabalhar e saber onde é que nós, enquanto comissão, podemos contribuir para que o público de mais de 60 anos tenha direito e acesso às áreas comuns de esporte da cidade de São Paulo”, afirmou.

O terceiro requerimento é do vereador Eliseu Gabriel (PSB). O parlamentar solicitou informações ao Executivo sobre o projeto Minha Biblioteca, que prevê a distribuição de livros, gibis e outras publicações para os alunos do Fundamental I. “No entanto, isso não está acontecendo. Talvez as pessoas se esqueceram desse assunto, a gente está lembrando que é um assunto muito importante, que as crianças recebam livros, gibis, jornais, qualquer publicação, para que possam se informar. Estou fazendo essa cobrança para saber se o projeto acabou, se ele não vale mais ou vale. Vamos ver o que a secretaria responde”, explicou.

Projetos e indicações

Os cinco projetos analisados tiveram o parecer favorável aprovado pelo colegiado. Entre eles está o PL (Projeto de Lei) 270/2024, de autoria do vereador Fabio Riva (MDB) e do ex-vereador Nunes Peixeiro (MDB), que solicita a inclusão do o Dia da Luta da Regularização Fundiária no Calendário de Eventos do Município de São Paulo.

O vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS) é autor de duas propostas que também pedem a inclusão de novas datas no calendário do município. O PL 676/2024 solicita a criação da Semana Municipal de Reconhecimento das Lideranças Comunitárias e das Organizações da Sociedade Civil. Já o PL 678/2024 cria a Semana Municipal de Valorização e Reconhecimento dos Profissionais das Áreas do Direito.

Os parlamentares também discutiram três indicações. Os vereadores Celso Giannazi (PSOL) e Luna Zarattini foram os indicados para serem os representantes do colegiado na comissão julgadora do Prêmio Paulo Freire de Qualidade de Ensino Municipal de 2025.

O vereador Adrilles Jorge (UNIÃO) foi o escolhido para compor a Comissão Avaliadora do Parlamento Jovem Ensino Médio – Ver. Dr. Farhat de 2025. E a vereadora Sonaira Fernandes integrará a Comissão de Acompanhamento e Orientação do Fundo Municipal de Esportes e Lazer.

“É uma comissão que a gente já viu que vai dizer e mostrar a que veio. É uma comissão participativa e que está preocupada com o serviço e como ele está chegando na ponta, com qual qualidade. Foi uma primeira reunião bastante positiva, muito participativa. E eu faço voto para que nas próximas reuniões a gente mantenha o ritmo de participação de todos”, avaliou a presidente do colegiado.

A reunião ainda contou com a presença e falas dos vereadores Cris Monteiro (NOVO) e George Hato (MDB). Para ter acesso à pauta, clique aqui e para conferir a reunião na íntegra, clique no vídeo abaixo:

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar