A segurança nas escolas da capital paulista foi um dos destaques da reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo desta quarta-feira (1/11). O colegiado deve criar uma Subcomissão para tratar do tema.
O grupo é uma proposta da vereadora Elaine do Quilombo Periférico (PSOL), que protocolou o pedido nesta terça. “O objetivo é também promover uma cultura de paz dentro das escolas e tratar de outros assuntos importantes como a inclusão”, explicou Elaine.
De acordo com a presidente da Comissão, a vereadora Edir Sales (PSD), a proposta para a instalação da Subcomissão deve entrar em pauta na próxima reunião. “É um tema muito importante e não podemos deixar o tempo passar. Vamos nos unir para trazer mais paz, segurança e inclusão nas escolas”, comentou Edir.
Moção pelo ataque em Sapopemba
Integrante do colegiado, o vereador Celso Giannazi (PSOL) apresentou um requerimento, aprovado por unanimidade, solicitando uma Moção de Solidariedade aos familiares e toda a comunidade escolar da Escola Estadual Sapopemba, localizada na zona norte da capital.
O parlamentar relembrou o caso que aconteceu no dia 23 de outubro quando uma aluna morreu e outros três estudantes ficaram feridos após um ataque a tiros dentro da instituição. “Entre as medidas necessárias para enfrentar essa problemática, está o investimento em programas que promovam uma cultura de paz, que inclua o ensino de habilidades sociais e emocionais, bem como o aumento da oferta de serviços de saúde mental com foco em estratégias de resolução pacífica de conflitos”, ressaltou Giannazi.
Permanência estudantil na USP
A vereadora Elaine é autora de outro requerimento aprovado nesta quarta. Ela quer saber mais sobre o investimento na manutenção, estruturação e ampliação das políticas de permanência estudantil na USP (Universidade de São Paulo).
São questionamentos referentes à “fragilidade socioeconômica de parte dos estudantes da Universidade de São Paulo e as diversas fragilidades estruturais expostas pela atual conjuntura da Universidade de São Paulo”, explicou.
Visita da EMEF Rui Bloem
Os vereadores ainda receberam a visita de estudantes da EMEF (Escola Municipal de Educação Fundamental) Rui Bloem, localizada em Pirituba, zona norte da capital. Os alunos tiveram a oportunidade de falar sobre os projetos desenvolvidos pela instituição e fazer algumas reivindicações aos parlamentares como a abertura de mais uma turma para a 7ª série na instituição de ensino.
“A maioria dos alunos participam dos projetos desenvolvidos na escola e permanecem dentro da escola, o que é muito bom para todos. Todos aprendem e desenvolvem cada vez mais, dentro e fora das salas de aula, em um ambiente seguro e de qualidade”, comentou a estudante Mirele Pascoal, estudante do 6º ano da EMEF.
Já Larissa Teixeira falou sobre a necessidade de manter um ensino integral. “Como são muitos alunos, a garantia da continuidade dos estudos de muitos de nós, só seria possível com a abertura de mais uma sala de aula para a 7ª série em 2024”, explicou Larissa.
Os vereadores do colegiado vão encaminhar as solicitações feitas pelo grupo de estudantes à Secretaria Municipal de Educação e acompanhar o caso.
Clique aqui e confira a pauta completa da reunião desta quarta conduzida pela presidente da Comissão de Educação, vereadora Edir Sales (PSD), e com a participação dos vereadores Dr. Nunes Peixeiro (MDB), Celso Giannazi (PSOL), Coronel Salles (PSD), Elaine do Quilombo Periférico (PSOL), Luna Zarattini (PT) e Fernando Holiday (PL).
Veja abaixo a íntegra: