pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Comissão de Estudos discute problemas dos animais de tração no município

12 de agosto de 2009 - 03:52

Categorias

Juvenal Pereira
Comissão de Estudos discute problemas dos animais de grande porte no município
Ana Cláudia Furlam Mori assumiu a direção do CCZ há menos de dois meses

 

Animais de tração foram o tema de discussão desta quarta-feira (12/08) na Comissão de Estudos para proteção animal. De acordo com a lei municipal 14.146/ 06, de autoria do vereador Roberto Tripoli(PV) é proibido a circulação de cavalos, mulas, éguas e burros na cidade de São Paulo. Desta forma, os animais que estiverem irregulares devem ser levados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Cyntia Fonseca é responsável pelo  Projeto Anjo dos Cavalos, ONG que encaminha os animais recolhidos pelo CCZ para fiéis depositários. Desta forma, eles ganham abrigo em sítios e fazendas fora do município, onde são cuidados e alimentados. Os fiéis depositários não podem vender, nem repassar os bichos. “Muitos cavalos resgatados pela ONG são vítimas de maus-tratos, ausência de ferradura, escassez de pasto, arreios inadequados, excesso de carga e, por isso,  precisam de tratamento”, afirmou Cynthia.  
 
Atualmente, o tratamento dos bichos doentes vem sendo realizado gratuitamente pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). Porém, os medicamentos usados são pagos pelo Projeto Anjo dos Cavalos. A diretora do CCZ, Ana Cláudia Furlam Mori, afirmou que não sabia que a faculdade não arcava com os medicamentos.  “Vamos procurar saber sobre isso. Mas, há uma equipe identificando quais são os medicamentos básicos necessários para cuidar dos animais para que possamos adquiri-los”, esclareceu ela.
 
Outra questão abordada é o transporte para o resgate dos bichos. Ana Cláudia Furlam Mori, que assumiu a direção do CCZ há menos de dois meses, explicou que há três caminhões e dois motoristas, mas uma das dificuldades é o rodízio. “Nossos veículos ainda não foram liberados para circular em dias de rodízio. O pedido já foi feito para a Secretaria de Transportes”, justificou ela.
 
Os vereadores presentes frisaram a importância de se especificar a dotação orçamentária do CCZ. “ Hoje em dia a verba do Centro está veiculada à Secretaria de Saúde. Desse jeito, fica difícil saber a destinação dos gastos”, observou o vereador Roberto Tripoli (PV), presidente da Comissão.
 
Participaram da reunião os vereadores Robert Tripoli; Aurélio Miguel (PR), relator; e Atílio Francisco (PRB)

Imagens para download:
Juvenal Pereira
Comissão de Estudos discute problemas dos animais de grande porte no município
Cyntia Fonseca
Juvenal Pereira
Comissão de Estudos discute problemas dos animais de grande porte no município
Comissão
Juvenal Pereira
Comissão de Estudos discute problemas dos animais de grande porte no município
Ana Cláudia Furlam Mori

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar