Nesta segunda-feira (08/11), a Comissão de Trânsito e Transporte se reuniu com representantes da Rede Nossa São Paulo para a discussão do orçamento municipal de 2011 destinado à mobilidade urbana. O relator do Orçamento, vereador Milton Leite (DEM) esteve presente. Maurício Broinizi Pereira, coordenador executivo da Rede Nossa São Paulo, defendeu a importância de se abrir uma rubrica orçamentária para a instituição do Plano Municipal de Mobilidade e Transportes Sustentáveis. “Esse planejamento está previsto no Plano Diretor Estratégico da cidade desde 2002. Com base em estudos prévios, acreditamos que seja necessário um recurso de R$15 milhões”, justificou Pereira. “Atualmente, nossa única referência é o Plano de Metas. E nada do que está priorizado lá está priorizado no Orçamento 2011 e o que não está orçado não será feito. Precisamos do Plano de Mobilidade para que possamos exigir que as políticas tenham continuidade”, continuou.
Relator do Orçamento, o vereador Milton Leite pediu cópias dos estudos já existentes que justifiquem o valor solicitado pelos representantes da entidade.
Cícero Yagi, do Grupo de Trabalho Mobilidade Urbana Rede Nossa São Paulo, questionou a construção de edifícios-garagens no centro expandido, o pouco investimento em calçadas e cobrou uma maior integração do sistema de transportes da área metropolitana.
Os representantes da Rede Nossa São Paulo também citaram a construção de um túnel sob a Rua Domingos de Moraes ligando a Avenida Sena Madureira à Avenida Ricardo Jafet, cuja licitação já foi aprovada no valor de R$ 219 milhões. “Apesar de já existir até empresa escolhida, não há rubrica para o projeto no Orçamento 2011. Além disso, acreditamos que esse túnel não resolverá o problema. Gostaríamos de ter acesso a um estudo técnico que nos convença que o benefício será do tamanho do investimento previsto”, questionou Pereira.
O evento, quinto e último da série “Mobilidade e Transportes Sustentáveis”, foi presidido pelo vereador Goulart (PMDB) e contou com a presença do vereador Juscelino Gadelha (PSDB), presidente da Comissão de Trânsito.
|