pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Comissão de Finanças investiga redução salarial e demissões em contratos da Educação

Por: MARIANE MANSUIDO - HOME OFFICE

29 de abril de 2020 - 15:06

Em reunião virtual nesta quarta-feira (29/4), os vereadores da Comissão de Finanças e Orçamento discutiram e aprovaram uma série de requerimentos sobre ações e previsões das Secretarias Municipais, diante dos desafios gerados pela pandemia do novo coronavírus. As áreas analisadas foram Educação, Finanças e Cultura.

Presidente da comissão, o vereador Antonio Donato (PT) apresentou dois requerimentos referentes à Secretaria Municipal de Educação. De acordo com o parlamentar, há informações de que empresas prestadoras do serviço de alimentação escolar suspenderam contratos de trabalho e reduziram salários. Além disso, a pasta também suspendeu o transporte escolar gratuito e realiza o pagamento de apenas 50% do valor.

Na avaliação de Donato, há um conflito legal diante da Lei Municipal nº 17.335, aprovada pela Câmara Municipal em março deste ano, que autoriza a administração pública municipal  a manter o pagamento mensal dos contratos contínuos, ainda que haja suspensão total ou parcial dos serviços. O objetivo é garantir o pagamento das despesas devidamente comprovadas com pessoal e encargos dos trabalhadores, para evitar a demissão de empregados.

PEDIDO DE INFORMAÇÕES AO SECRETÁRIO

Além de solicitar as justificativas técnicas e pareceres jurídicos sobre as suspensões citadas e sobre procedimentos adotados nos demais contratos dos serviços contínuos sobre gestão da pasta de Educação, foi aprovado um convite para que o atual secretário municipal de Educação, Bruno Caetano, participe de uma reunião virtual da Comissão de Finanças e Orçamento para dar mais esclarecimentos.

“Os problemas estão se avolumando, desde a merenda que não é distribuída a todos e agora essa série de decisões, no mínimo polêmicas, sobre cortes no transporte escolar e nos serviços terceirizados”, declarou Donato. “Isso precisa ser explicado à luz da lei que votamos, já que é uma secretaria com grande impacto na vida das pessoas e da cidade”, explicou o presidente da comissão.

FINANÇAS DO MUNICÍPIO NA PANDEMIA

Vereador Ricardo Nunes (MDB) também apresentou requerimentos demonstrando preocupação com a situação financeira da cidade. De acordo com o vereador, a estimativa de queda de receita no município é de R$ 7,1 bilhões diante do cenário da pandemia, número que foi informado pela Secretaria Municipal da Fazenda. Por essa razão, Nunes acredita que é preciso buscar soluções que ajudem a diminuir o impacto orçamentário.

Para o parlamentar, as atividades do setor financeiro não foram tão afetadas pela quarentena, continuando em pleno funcionamento e possuindo capacidade contributiva. Por esse motivo, ele apresentou a minuta de um Projeto de Lei que suspende temporariamente o benefício fiscal que o município concede às instituições financeiras, alterando a alíquota de ISS (Imposto Sobre Serviços) de 2% para 5%, com o objetivo de atenuar o impacto econômico.

Na avaliação de Nunes, as instituições financeiras têm capacidade de absorver temporariamente essa medida e contribuir para a cidade. Cabe agora à Comissão de Finanças elaborar parecer da minuta do projeto.

 

Também participaram da reunião virtual os vereadores  Adriana Ramalho (PSDB), Rodrigo Goulart (PSD)Soninha Francine (CIDADANIA).

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar