A Comissão Extraordinária do Idoso e de Assistência Social apresentou nesta terça-feira (26/11) o relatório sobre as atividades realizadas pela comissão durante este ano. Na ocasião, os vereadores relembraram os principais temas discutidos nas oito reuniões ordinárias e na Audiência Pública realizada em 2024.
O vereador Manoel Del Rio (PT) comentou sobre a primeira reunião, ocorrida no dia 23/4, que discutiu as políticas educacionais de promoção e inclusão dos idosos no município.
“Foi uma reunião bastante produtiva, que teve a participação de vários conselheiros da população idosa. Ela mostrou a importância de junto dos projetos sociais manter projetos educativos, de esclarecimentos, tanto para a questão da saúde, quanto para a interrelação dos idosos com as demais secretarias”, destacou o parlamentar.
O vereador também pontuou a necessidade da criação de uma secretaria destinada ao idoso. “A gente observa que não existe um orçamento próprio para o atendimento aos idosos. O atendimento está dentro da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. É importante que os idosos tenham a sua própria secretaria”, defendeu.
Já a vereadora Ely Teruel (MDB) destacou a importância dos aparelhos presentes nas praças públicas. Além disso, a parlamentar sugeriu a criação de hortas solidárias para a população idosa cuidar. Na sua avaliação, essas atividades são fundamentais para a higiene mental e qualidade de vida desse público.
O presidente do colegiado, vereador Eli Corrêa (UNIÃO), comentou sobre o trabalho realizado durante o ano. “Esse balanço fez com que nós mostrássemos o quanto essa Comissão se preocupou com o idoso. Desde a solidão, a saúde, a moradia e tantos outros itens que o idoso na medida em que vai avançando a idade vai tendo essas necessidades”, pontuou Eli.
“Nós trouxemos autoridades em saúde, autoridades em direitos humanos. Pessoas do povo que trouxeram problemas que foram discutidos. Então, o balanço que eu faço é de que a nossa atuação foi muito positiva na medida em que tudo que envolve as pessoas idosas foram discutidos”, finalizou.
A íntegra da reunião pode ser conferida no vídeo abaixo: