pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Comissão de Justiça aprova oito pareceres

26 de novembro de 2008 - 04:46

Categorias

RenattodSousa
CCJLP
CCJLP aprovou a legalidade do projeto que institui CIPA na Câmara Municipal

 

Na reunião desta quarta-feira (26/11), a Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa da Câmara Municipal de São Paulo aprovou oito pareceres e rejeitou outros três. Entre os pareceres aprovados está o do vereador Tião Farias (PSDB) pela legalidade (com substitutivo) ao PR 007/08, do vereador Carlos Neder (PT), que institui a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) no âmbito da Câmara Municipal.
 
A Comissão também rejeitou parecer do vereador Tião Farias pela ilegalidade e inconstitucionalidade do PL 416/09, do vereador Donato (PT), que proíbe a cobrança de estacionamento dos hospitais, unidades básicas de saúde e escolas municipais. “As organizações sociais que administram o Hospital do M’Boi Mirim e o de Cidade Tiradentes cobram pelo estacionamento. O próprio secretário municipal da Saúde, Januário Montone, reconheceu que era uma situação incompatível com a prestação de serviço público”, ponderou Donato. O vereador Agnaldo Timóteo (PR) concordou com a proposta, no seu mérito, desde que as organizações sociais não ficassem responsáveis pelos veículos estacionados, nem pelos objetos no interior deles. “Se houver esse adendo, eu acho justo”, comentou.
 
A Comissão também aprovou parecer da vereadora Claudete Alves (PT) favorável ao PR 008/08, do vereador Paulo Fiorilo (PT), que introduz a tradução simultânea da programação da TV Câmara São Paulo para a língua brasileira de sinais (LIBRAS).
 
O presidente da CCJLP, vereador João Antônio (PT), fez um balanço dos trabalhos da Comissão na atual legislatura. “A discussão nunca atrapalha, fortalece a democracia. Essa é uma Comissão muito interessante: às vezes, os vereadores apressadamente acabam fazendo debate de mérito. E a Comissão é essencialmente técnica: o seu objetivo é fazer o controle preventivo de constitucionalidade. Eu não costumo medir a produtividade da Câmara Municipal de São Paulo, e especificamente das Comissões, pela quantidade de projetos aprovados mas pela qualidade dos mesmos. Nós temos que exercer o nosso papel, que é fazer com que a legislação paulistana seja eficaz, de um lado, e por outro lado, a Comissão de Justiça tem que impedir que leis inconstitucionais venham a contaminar o ordenamento jurídico aqui na cidade de São Paulo.”
 
Estiveram presentes à reunião da CCJLP, na Sala Tiradentes, os vereadores João Antônio; Celso Jatene (PTB); Agnaldo Timóteo; Átila Russomanno (PP); Ademir da Guia (PR); Donato (PT), em substituição à vereadora Claudete Alves (PT); Mara Gabrilli (PSDB), em substituição ao vereador Tião Farias (PSDB); e Dalton Silvano (PSDB), em substituição ao vereador Carlos Alberto Bezerra Jr. (PSDB).
 

Imagens para download:
RenattodSousa
CCJLP
“Comissão é técnica, mas, às vezes, vereadores fazem debate de mérito”, reconhece presidente João Antônio
RenattodSousa
CCJLP
Vereadores discutiram constitucionalidade de projeto que proíbe cobrança de estacionamento em UBS
RenattodSousa
CCJLP
Comissão se reúne às quartas na Sala Tiradentes da CMSP

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar