Em reunião na manhã desta sexta-feira (12/11), a Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais da Câmara Municipal de São Paulo aprovou a realização de duas Audiências Públicas, propostas por meio de requerimentos de autoria do vice-presidente do colegiado, vereador Alessandro Guedes (PT).
A primeira Audiência Pública aprovada visa discutir a atual situação do Parque do Carmo, em Itaquera (zona leste da capital paulista). Deverão ser convidados representantes do Executivo, do conselho gestor do Parque do Carmo e a população interessada em debater as possíveis melhorias de infraestrutura no local. “O convite estende-se também ao administrador do parque, e eu estou falando textualmente aqui, ao administrador do Parque do Carmo também, para que ele esteja presente e para que possa dialogar”, ressaltou Guedes.
“É importantíssima a questão do Parque do Carmo. Desde a Copa, sempre foi dito que haveria uma reforma extremamente grande no Parque do Carmo, mas infelizmente não aconteceu esse grande investimento que viria. Então, mais do que justo esse requerimento”, comentou a vereadora Sandra Tadeu (DEM).
Já a segunda Audiência Pública a ser realizada pela Comissão de Meio Ambiente deverá prestar contas das ações buscar respostas sobre quais medidas foram adotadas por todos os representantes dos órgãos públicos e privados envolvidos com a causa ambiental do Polo Petroquímico do Grande ABC, que abrange os bairros de São Rafael, Rodolfo Pirani, Jardim Elizabeth, São Francisco, São Mateus e outras localidades na zona leste da cidade de São Paulo, além de áreas dos municípios de Mauá e Santo André.
“É um desdobramento daquela primeira Audiência Pública que esta Comissão fez. É para tratar justamente da poluição causada pelo Polo Petroquímico na região de Mauá, Santo André e aos moradores de São Paulo, principalmente, e os convidados são os mesmos daquela audiência. Iremos analisar e discutir algumas respostas que vieram da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), algumas informações que foram colhidas e ver o que foi possível avançar por parte do Polo nas queixas que os moradores e todos fizeram naquele dia”, explicou Guedes.
A reunião foi conduzida pelo vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereador Alessandro Guedes (PT). Também participaram o presidente do colegiado, vereador Xexéu Tripoli (PSDB), e as vereadoras Luana Alves (PSOL) e Sandra Tadeu (DEM). A íntegra dos trabalhos pode ser assistida aqui.