Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Comissão de Política Urbana fará visita técnica ao Parque Ibirapuera

Por: MURILO RINCON
DA REDAÇÃO

2 de abril de 2025 - 15:43
Ana Júlia Cardoso | REDE CÂMARA SP

A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo fará uma visita técnica ao Parque Ibirapuera. O requerimento, de autoria do vereador Nabil Bonduki (PT), apresentado na reunião desta quarta-feira (2/4), foi aprovado pela maioria do colegiado.

De acordo com o documento, entre os objetivos da visita está fiscalizar se, de fato, o acesso público e gratuito ao Parque do Ibirapuera está sendo garantido a população, e se os pontos de hidratação e os banheiros públicos gratuitos estão funcionando corretamente. Além disso, o autor do requerimento defende que é necessário fiscalizar e assegurar que os preços praticados por empresas que atuam no parque não sejam um impedimento de acesso ao local para a maioria da população, entre outras questões.

“Nós temos a questão do patrimônio. É uma área tombada, então, se há exposição exagerada de marcas, de produtos, verificar também espaços que são segregados, cercados e que não se permite o acesso das pessoas, por exemplo, quando ocorrem shows ali no auditório externo. Geralmente ou quase sempre eles são cercados e são cobrados. O que gera uma exclusão de parte da população tanto do show quanto do uso fruto da área verde, porque muitas vezes a área verde fica cercada. Então, temos vários temas neste parque que é o parque mais importante da cidade e não é apenas um parque para a população do entorno, mas para a população de toda a cidade de São Paulo. É o parque mais bem estruturado e, portanto, precisa ser para todos”, explicou o vereador Nabil Bonduki.

A votação pela aprovação da visita se deu no formato nominal, sendo registrado apenas um voto contrário, o do vereador Rubinho Nunes (UNIÃO), presidente da Comissão, que alegou que os altos preços praticados pelas empresas que operam no parque são decorrentes dos impostos praticados hoje no país e dos altos custos de toda cadeia produtiva.

“Meu voto é contrário e eu gostaria de explicar o porquê. Primeiro ponto: o acesso do público é gratuito. Nas próprias fundamentações que o senhor traz aqui no requerimento nós já vemos que qualquer pessoa da cidade de São Paulo pode acessar o parque gratuitamente, sem a cobrança de entradas para adentrar ao local. Eu entendo o argumento quanto aos custos dos produtos, mas a questão é a seguinte: os preços caros não são um problema do Ibirapuera, os preços caros são um problema do Brasil. A inflação é um problema que acomete o Brasil. Naturalmente, os produtos que são vendidos no parque do Ibirapuera são impactados pelo preço da inflação. Portanto, eu entendo que, neste sentido, o requerimento se faz desnecessário”, argumentou o vereador.

Outros itens da pauta

O colegiado aprovou ainda o parecer do PL 389/2024, de autoria do vereador Ricardo Teixeira (UNIÃO), presidente da Câmara, que inclui o parágrafo 4º no Artigo 5º da Lei nº 16.439/2016, que dispõe sobre a restrição ao tráfego de veículos em vilas, ruas sem saída e ruas sem impacto no trânsito local no município de São Paulo, pedindo um espaço mínimo aberto em caso de fechamento de rua.

A reunião, que pode ser conferida na íntegra no vídeo abaixo, contou com a presença dos parlamentares: Rubinho Nunes (UNIÃO) – presidente, Dr. Murillo Lima (PP) – vice-presidente, Gabriel Abreu (PODE), Isac Félix (PL), Marina Bragante (REDE) e Nabil Bonduki (PT).

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar