pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Comissão de Relações Internacionais debate conflito entre Israel e Palestina

Por: GABRIEL DANIELE
DA REDAÇÃO

5 de dezembro de 2023 - 15:16
André Bueno | REDE CÂMARA SP

Reunião da Comissão Extraordinária de Relações Internacionais desta terça-feira (5/12)

A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais da Câmara Municipal de São Paulo realizou uma reunião, nesta terça-feira (5/12), sobre as relações de guerra do Oriente Médio. Para isso, foram convidados o professor de Ciências Políticas e Relações Internacionais Heni Ozi Cukier, conhecido como professor Hoc, e a jornalista e escritora espanhola, Pilar Rahola.

O principal ponto de discussão da reunião girou em torno do embate entre Israel e Palestina, conflito que começou em 1948 com a criação do Estado de Israel, vizinho do país mulçumano. Para a presidente da Comissão, a vereadora Cris Monteiro (NOVO), o embate existe, mas entre Israel e o grupo islâmico Hamas (Movimento de Resistência Islâmica), mas não com a Palestina. “É importante deixar claro que o Hamas não representa o povo palestino, o Hamas é um grupo terrorista e que usa os palestinos de escudo humano”.

O vereador André Santos (REPUBLICANOS) destacou a retirada dos brasileiros que estavam na região da Faixa de Gaza e a necessidade em continuar com este processo. “Acho que todos devem se unir em prol dos brasileiros que estão lá para resgatá-los. Mas, também é importante que eles possam saber que tem pessoas pensando neles”.

Segundo Hoc, eliminar o Hamas é o grande objetivo de Israel para o fim do conflito, salientando que o grupo terrorista é inimigo do mundo e não só de Israel. “(Hamas) é inimigo do mundo, ele persegue todas as minorias e é tudo que a gente não conhece, não gosta no Brasil e no mundo todo”.

Da mesma forma, Pilar Rahola condenou as ações do Hamas na Faixa de Gaza e reforçou que o grupo não defende a Palestina. Um dos pontos que a jornalista destacou envolve a violência que o grupo cometeu e que, segundo ela, foi principalmente com mulheres. Por último, ela destacou que a única pauta que a organização defende é a violência.

Além disso, a reunião contou com a presença da vereadora Rute Costa (PSDB). Confira a reunião na íntegra no vídeo abaixo:

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar