A Comissão Extraordinária de Segurança Pública realizou na tarde desta quinta-feira (9/12), a última reunião do colegiado no ano de 2021. Em pauta, foi aprovada a prorrogação dos trabalhos da Subcomissão Temporária de Estudos sobre Homicídios Praticados Contra Jovens Negros e Periféricos, solicitada por requerimento da vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL).
De acordo com o documento, a prorrogação estende por 6 meses os trabalhos da Subcomissão, ou seja, até 10 de junho de 2022, momento em que será submetido à aprovação o relatório final a ser produzido pela Comissão de Segurança Pública.
“Nós chamamos vários especialistas da área segurança pública e também do trabalho com adolescentes e jovens. Fizemos um vasto diagnóstico e estamos com um pré-relatório, um relatório parcial ainda desse momento que nós tivemos no grupo de estudos, da subcomissão. E o que nós pretendemos no próximo período, é também fazer, estudar quais as políticas públicas necessárias para mitigar os homicídios praticados contra jovens negros e periféricos na cidade de São Paulo” explicou Silvia da Bancada Feminista (PSOL), que preside a Subcomissão.
O vice-presidente do colegiado, vereador Antonio Donato (PT), defendeu a extensão dos trabalhos. “Acredito que seja importante prorrogar os trabalhos para que se aprofunde esse debate de uma questão tão relevante na área de segurança, que é a área da nossa Comissão, e na área de Direitos Humanos, o direito de todos de uma vida digna na nossa cidade”, disse o parlamentar.
O vereador Milton Ferreira (PODE) também manifestou-se favorável à prorrogação dos trabalhos da Subcomissão. “Acho importante avançarmos com esse trabalho para área social e educação”, disse.
O presidente do colegiado, vereador Fabio Riva (PSDB), elogiou o trabalho realizado. “Uma Subcomissão que tem por objetivo buscar políticas públicas para que possamos cada vez mais diminuir desigualdades, valorizar direitos. Acho que essa é a importância do trabalho desta subcomissão”, finalizou.
Para assistir à reunião na íntegra, clique no vídeo abaixo: