pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Abordagem da GCM é discutida na Comissão de Segurança Pública

Por: - DA REDAÇÃO

10 de maio de 2017 - 15:09

A Comissão Extraordinária de Segurança Pública pretende se reunir com o secretário Municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira, para discutir a abordagem da GCM (Guarda Civil Metropolitana)  às pessoas em situação de rua.

O requerimento para o convite, de autoria do vereador Reis (PT), foi um dos aprovados na reunião desta quarta-feira (10/5) na Câmara. A comissão também pretende convidar o Comandante Geral da GCM, Inspetor Superintendente Adelson de Souza, para debater o tema.

De acordo com Reis, a revogação da regra do não recolhimento de objetos nas ações de zeladoria da cidade, decretada pelo prefeito João Dória, gera conflito entre a GCM e os munícipes.

“Queremos ouvir do secretário e do inspetor qual a orientação nessas abordagens. Se a guarda está fazendo um papel que a assistência social deveria fazer ou se existe o acompanhamento da assistência nesse sentido. Precisamos entender o que acontece para que haja a proteção do morador de rua e do guarda também”, disse o vereador.

Os vereadores aprovaram também a realização de um seminário sobre segurança pública. O evento reunirá os principais agentes de segurança da cidade, como GCM, Secretaria Municipal e Estadual de Segurança, CONSEG (Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança) e sociedade civil para discutir o papel da guarda na segurança urbana.

Serão abordadas as ações como a proteção escolar, patrimônio, ambiental, pessoas em situação de risco e controle de espaço público. “Esse primeiro ato da comissão pretende esclarecer como funciona o comando da GCM e principalmente os programas em andamento. Isso para que possamos contribuir com ações propositivas para melhorarmos o que já existe e implantar novas ações em favor da população”, afirmou a presidente da comissão, vereadora Adriana Ramalho (PSDB).

Participaram também da reunião os vereadores membros do colegiado Abou Anni (PV), Adilson Amadeu (PTB) e Antonio Donato (PT).

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar