Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Comissão de Trânsito aprova requerimentos sobre segurança viária e contratos de ônibus

Por: ANDREA GODOY
DA REDAÇÃO

2 de abril de 2025 - 15:51
Kelly Lopes | REDE CÂMARA SP

A Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica aprovou dois requerimentos na reunião desta quarta-feira (2/4). O requerimento de autoria do presidente do colegiado, vereador Senival Moura (PT), é para realizar uma Audiência Pública sobre os problemas da falta de segurança viária na cidade de São Paulo, com o aumento de acidentes e mortes no trânsito. Serão convidados representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte, CET(Companhia de Engenharia de Tráfego), Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), entre outras instituições.

O outro requerimento, da vereadora Renata Falzoni (PSB), pede informações à Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes sobre linhas e serviços de ônibus que foram criados desde 9 de setembro de 2019. “Quem usa o transporte coletivo diariamente percebe mudanças nas linhas, a falta de cumprimento do horário e modificação dos trechos, que são fracionados e não atendem mais às necessidades, sem falar que várias linhas sumiram. Temos forte suspeita de que os contratos não estão sendo cumpridos, então queremos fazer um levantamento sobre essas linhas”, explicou a parlamentar.

Indicação para o Parlamento Jovem

O vereador Gilberto Nascimento (PL) foi indicado para representar a Comissão de Trânsito na comissão avaliadora da 5ª edição do Parlamento Jovem Ensino Médio – Vereador Dr. Farhat 2025, instituído pela Resolução nº 7/2019. A comissão avaliadora é responsável por analisar e dar notas aos PLs (Projetos de Lei) inscritos pelos estudantes que concorrem às 55 vagas do Parlamento. A iniciativa está prevista para acontecer nos dias 6 e 17 de outubro. “Agradeço muito a indicação, já fiz parte algumas vezes da comissão avaliadora que vai avaliar as propostas dos estudantes”, afirmou.

Outros destaques

A reunião foi encerrada com alguns informes e debates. A vereadora Renata Falzoni (PSB) afirmou que está coletando assinaturas para apresentar o Projeto de Resolução que vai modificar o nome e as atribuições do colegiado, inserindo a mobilidade na descrição. “Historicamente, quando se fala de transporte no Brasil, automaticamente se pensa em motor. Mas ao incluir o tema mobilidade, assumimos toda a parte da pessoa caminhando, acessando o transporte coletivo, a questão das calçadas e também queremos tratar do transporte fluvial, fazer com que seja incluído todo e qualquer transporte feito pelos rios. É, portanto, uma mudança na abrangência e no conceito”, destacou.

O presidente, vereador Senival Moura (PT), comentou sobre a dificuldade de descarbonizar e substituir a frota antiga de ônibus em São Paulo em função da falta de infraestrutura adequada para o carregamento das baterias de ônibus elétricos e a opção do uso de outras fontes mais viáveis como o biometano. “Sabíamos que íamos esbarrar nesse problema porque requer muito investimento e as empresas estão com ônibus elétricos parados, então precisamos buscar outras alternativas”, disse.

O quórum da reunião foi formado pelos vereadores Senival Moura (PT), a vice-presidente Pastora Sandra Alves (UNIÃO), Gilberto Nascimento (PL), Kenji Ito (PODE), Renata Falzoni  (PSB) e Paulo Frange (MDB), veja a íntegra aqui:

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar