NAYARA COSTA
DA TV CÂMARA
A Comissão de Trânsito realizou uma reunião nesta quarta-feira (18/4) e aprovou a instalação de uma nova Subcomissão para investigar ocupações ilegais em áreas de comércio. O requerimento, de autoria do vereador Adilson Amadeu (PTB), vice-presidente do colegiado, prevê a investigação do comércio ilegal em áreas públicas da cidade. De acordo com denúncias apresentadas pelo parlamentar, grupos clandestinos alugam espaços para microempresários em bairros como o Brás, Pari e Canindé.
“O décimo segundo distrito policial prendeu algumas pessoas que estão cobrando, pelo espaço, o valor de R$ 500 por semana e até R$ 4 mil por mês, pelo aluguel de uma área de um metro quadrado. E se não pagam, as pessoas são prejudicadas de vários modos: desde agressão até a intimidação”, disse o parlamentar.
Adilson Amadeu ainda afirmou que a Subcomissão deve reunir microempresários, parlamentares e representantes do Executivo para apuração das denúncias e a criação de políticas públicas que possam garantir o trabalho desses profissionais em locais regulamentados.
Para o presidente da Comissão de Trânsito, vereador Senival Moura (PT), a nova Subcomissão deve render bons debates.
“É importantíssimo e eu acredito que nós teremos muita substância para essa Subcomissão. Terão muitos instrumentos que vão trazer elementos para fazer o debate”, disse o vereador.