Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Comissão de Trânsito discute dificuldades na transição energética da frota de ônibus da capital

Por: DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO

9 de abril de 2025 - 14:07
Lucas Bassi | REDE CÂMARA SP

Na reunião desta quarta-feira (9/4) da Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica da Câmara Municipal de São Paulo, os vereadores discutiram diversos temas, em especial a transição energética do transporte público da capital e as dificuldades na substituição dos ônibus movidos a combustível fóssil por ônibus elétricos, ambientalmente mais sustentáveis e menos poluentes.

O debate foi incitado pelo presidente da Comissão de Trânsito, vereador Senival Moura (PT), que repercutiu declarações do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), dadas à imprensa no dia 3 de abril, durante a entrega de 115 novos ônibus elétricos à bateria que começarão a circular na cidade.

Na ocasião, Nunes disse que há risco de São Paulo ficar sem ônibus para atender à população em caso de apagão, pois a Enel, concessionária de energia elétrica da capital, não aumentou a capacidade da rede de distribuição elétrica e não fez a ligação para que as garagens das empresas de transporte carreguem as baterias dos veículos. Ainda segundo o prefeito, ao invés de 115, poderiam ter sido entregues 165 ônibus, já que 50 veículos novos já estão prontos para circular, porém não há capacidade para carregá-los e eles ficarão parados nas garagens das empresas de transporte.

Essa situação foi repercutida pelos integrantes da Comissão de Trânsito e abordada, em entrevista à Rede Câmara SP, pelo vereador Senival Moura. “É um assunto que nós já estamos abordando, seguramente, há dois anos ou mais. E há preocupação, justamente, por essa transição energética para a cidade de São Paulo e para os ônibus elétricos”, destacou.

“As empresas estão fazendo investimentos, têm produção. Muitas empresas, inclusive, fizeram o pátio e instalaram as baterias, mas não chega o principal, que é o carregamento, para poder fazer com que os veículos, de fato, venham a circular na cidade para fazer o transporte da população e contribuir com o meio ambiente. Então, o assunto que o prefeito abordou é muito pertinente, porque é o que está acontecendo.”, completou o presidente da Comissão de Trânsito.

Outros assuntos, como o Plano de Metas do município e os três itens da pauta, também foram discutidos. A reunião foi conduzida pelo vereador Senival Moura (PT), presidente da Comissão de Trânsito. Participaram a vice-presidentes, vereadora Pastora Sandra Alves (UNIÃO), e os vereadores Carlos Bezerra Jr. (PSD), Gilberto Nascimento (PL), Kenji Ito (PODE), Paulo Frange (MDB)  e Renata Falzoni (PSB). No vídeo abaixo, você pode conferir a íntegra:

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar