Em sua primeira reunião ordinária deste ano, a Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia aprovou, nesta quinta-feira (19/02), o envio de convites a três secretários municipais para que informem os planos e projetos de suas pastas para este ano. “A medida é necessária para que possamos nos informar a respeito das decisões que serão tomadas e para agilizar os trabalhos da comissão”, afirmou o vereador Ricardo Teixeira (PSDB), presidente da comissão. O primeiro a ser convidado é o secretário municipal de Transportes, Alexandre Morais. Em seguida, será a vez do secretário municipal do Trabalho, Marcos Cintra, e, depois, o secretário municipal de Coordenação das Subprefeituras, Andrea Matarazzo.
Ao abrir a reunião, o vereador Antonio Goulart (PMDB) informou ter recebido uma denúncia de que funcionários da SPTrans, com 10, 20 e 30 anos de casa estavam sendo demitidos. “A denúncia diz que os funcionários que estão sendo demitidos são celetistas que ocupavam cargos de chefia e de assessoria e que teriam atuado durante a administração da ex-prefeita Marta Suplicy”, disse o vereador.
O vereador Senival Moura (PT), também integrante da Comissão, estranhou o fato de serem trabalhadores ligados ao PT. “Acho que essa denúncia não é verídica, por isso acho que a Comissão deve solicitar ao secretário municipal dos Transportes que envie à comissão esclarecimentos a respeito.”
Moura também quer que o secretário dos Transportes preste esclarecimentos a respeito da decisão do Supremo Tribunal Federal que anulou o contrato realizado em 2005 entre a Prefeitura e as empresas permissionárias de transporte coletivo da cidade. “Queremos saber se haverá nova licitação ou um contrato emergencial, pois o serviço prestado pelas permissionárias e cooperativas está sendo realizado de forma irregular”, disse Moura.
Já a vereadora Mara Gabrilli (PSDB) deseja informações da SPTrans da possibilidade de instalação de avisos sonoros nos ônibus para atender os passageiros com deficiência visual. Também quer que a Secretaria Municipal de Transportes tome providências para a instalação de abrigos nos pontos de ônibus na periferia, principalmente na zona leste. “Tenho recebido queixas de moradores que são obrigados a enfrentar um calor escaldante ou de ficar expostos às chuvas, sem condições de abrigo”, declarou a vereadora.
Participaram da reunião os vereadores Ricardo Teixeira (PSDB), Marta Costa (DEM), vice-presidente, Marcelo Aguiar (PSC), Antonio Goulart (PMDB), Mara Gabrilli (PSDB) e Senival Moura (PT).
|