Após dois anos de prejuízos no setor de grandes eventos e feiras em função do pico da pandemia de Covid-19, os integrantes da Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia comemoraram a perspectiva de retomada do segmento e também de maior fomento ao turismo com o restabelecimento da Secretaria Municipal.
O recém-empossado Secretário Municipal de Turismo, Rodolfo Marinho, participou da reunião desta terça-feira (10/5) e informou que a pasta vai fazer um trabalho intersecretarial para movimentar o turismo de forma integrada.“Na semana passada nos reunimos com o setor de feiras e a previsão é de gerar R$ 303 bilhões em negócios no Estado de São Paulo só em 2023, com cerca de 798 feiras. Elas são a principal cadeia de entrada de recursos estrangeiros na cidade”, declarou.
O presidente da Comissão, vereador Rodrigo Goulart (PSD), ressaltou que haverá a recuperação da economia com o impulso no segmento. “Agora com o retorno dos eventos principalmente, o setor de turismo, lazer e gastronomia tem uma perspectiva muito boa de geração de emprego e renda para a cidade, que se reverte em tributos”, afirmou. O vice-presidente do colegiado, vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS) demonstrou o mesmo otimismo. “Tenho certeza absoluta que haverá um crescimento extraordinário na área do turismo, gastronomia, hotelaria, eventos e lazer”.
A vereadora Sandra Santana (PSDB) falou sobre o incentivo do turismo nas diferentes regiões do município de São Paulo, muitas vezes desconhecidas pelo próprio munícipe com os polos turísticos e culturais. “Semana passada lançamos o Guia Bom Apetite Freguesia do Ó no polo cultural, gastronômico e turístico do Largo da Matriz, onde retratamos bem o local e alguns dos estabelecimentos que existem há décadas lá. Mas digo ao secretário que também é importante explorar as áreas periféricas que têm grande potencial”.
Representantes do trade turístico, gastronômico e de eventos participaram da reunião. O vice-presidente da ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo), Antônio Reinales, colocou a entidade à disposição da pasta para fazer trabalhos conjuntos com a Prefeitura. Já o presidente da Confraria de Gastronomia Árabe e diretor do Sindicato de Hotéis da Cidade de São Paulo, Eduardo Daher, perguntou ao secretário sobre como será a participação da Secretaria Municipal de Turismo em feiras e pediu a retomada do Festival do Café.
Sobre o setor hoteleiro, o secretário Rodolfo Marinho disse que em 2019 a taxa de ocupação média de 419 hotéis na cidade foi de 68%. “Vamos conversar bastante com esse setor, propor muitas reuniões com as associações para entender os gargalos e no que a iniciativa pública pode auxiliar para que essa retomada aconteça da forma mais ordenada possível. Sobre os estandes nas feiras, vamos fazer uma parceria com o Governo do Estado para garantir as participações do município nas feiras nacionais e internacionais. Temos agenda amanhã com o Secretário de Turismo e Viagens do Governo do Estado Vinícius Lummertz”.
Profissionais do turismo são homenageados
Em homenagem ao Dia Nacional do Turismo, comemorado em 8 de maio, o vereador Rodrigo Goulart fez a entrega de placas simbólicas para honrar os profissionais de turismo, representados pela diretora de Turismo da SPTuris, Fernanda Ascar de Albuquerque Oda, e Armando de Arruda Pereira de Campos Mello, que acumula as funções de consultor da UBRAFE (União Brasileira dos Promotores de Feiras) e diretor do FESESP (Federação de Serviços do Estado de São Paulo) e do SINDIPROM (Sindicato de Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de São Paulo). Eles foram escolhidos para a representação na homenagem pela participação, empenho e contribuição aos objetivos e melhor desempenho da Comissão de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia.
A íntegra da reunião pode ser conferida abaixo: