Em reunião da Comissão de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia, realizada nesta terça-feira (18/02) na Câmara, representantes da prefeitura apresentaram dados sobre o carnaval de 2020 na capital.
Segundo a coordenadora de programação da Secretaria Municipal de Cultura, Gabriela Fontana, neste ano 678 blocos desfilarão no carnaval de rua de São Paulo, 38% a mais que em 2019. São esperados 15 milhões de pessoas nos blocos.
De acordo com Gabriela, essa é a primeira vez que todas as subprefeituras terão desfiles:
“Houve um crescimento muito grande do carnaval de rua nos últimos anos. Por conta disso, houve a descentralização dos blocos da região central, pulverizando o carnaval pela cidade, diminuindo seu impacto e atendendo o município como um todo”, disse.
Aumento da demanda
Para atender à demanda, a coordenadora destacou a ampliação da infraestrutura: haverá 2750 banheiros químicos (2500 comuns e 250 para pessoas com necessidades especiais) nos pontos de concentração e nos trajetos dos blocos – 10% a mais que em 2019.
Também haverá 20 postos médicos funcionando nos dias de desfiles, com mais de 600 profissionais para atender a população.
Novidades
Gabriela apontou que uma das novidades para o carnaval de 2020 são as tendas de acolhimento, dedicadas às pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas.
A coordenadora pontuou que as tendas vão atender pessoas em situação de assédio, crianças perdidas, em situação de exposição sexual infantil ou de trabalho infantil:
“Questões mais delicadas, ao invés de terem um encaminhamento padrão, deverão ser atendidas por essa tenda. A equipe será formada por produtoras vinculadas à Secretaria de Cultura, pelos chamados anjos voluntários e voluntárias, por advogadas, psicólogas e assistentes sociais”, explicou Gabriela.
Acontece em São Paulo
Outra novidade da prefeitura para o carnaval 2020 é o aplicativo Acontece em São Paulo.
Iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, a plataforma, disponível nas lojas de aplicativos dos celulares, informa a programação de blocos de carnaval e de desfiles das escolas no Sambódromo.
O aplicativo também traz informações sobre o clima, os principais pontos turísticos e a programação de outros equipamentos culturais da capital.
“Nós tínhamos o desejo de ter um aplicativo já no carnaval e essa é a primeira etapa dele. Depois, queremos torná-lo o aplicativo oficial de turismo da cidade, a referência para quem está ou vem para São Paulo”, comentou Vander Lins, coordenador de eventos da Secretaria de Turismo.
Impacto econômico
Segundo Osvaldo Arvate Junior, diretor-presidente da SPTuris (São Paulo Turismo), empresa oficial de turismo e eventos, em 2020 a capital se tornou o principal destino turístico para os foliões no carnaval, superando cidades como Rio de Janeiro e Fortaleza.
Por conta disso, destacou Arvate Junior, a expectativa é que o impacto econômico da festa seja superior ao de 2019, que movimentou R$2,3 bilhões no carnaval de rua e Sambódromo:
“Só os 40 mil vendedores ambulantes cadastrados deverão faturar cerca de R$ 1 mil por dia. Então você imagina que só essas 40 mil pessoas, ganhando R$ 1 mil reais por dia, durante oito dias, garantem uma movimentação financeira violenta. Fora a questão da hotelaria, aplicativos, transporte, tudo isso impacta diretamente na cidade”, afirmou.
Mais incentivo
O presidente da Comissão de Turismo, o vereador Rodrigo Goulart (PSD), e a vereadora Soninha Francine (CIDADANIA), avaliaram os dados apresentados:
“Os órgãos aqui presentes mostraram que o carnaval de São Paulo seja, já neste ano, um dos maiores do Brasil e, nos próximos anos, o maior do país. E a comissão está aqui para incentivar ainda mais o carnaval da capital”, disse Goulart.
Programa Investe Turismo
Ainda nesta terça-feira, foi apresentado relatório da visita técnica ao Polo de Ecoturismo de São Paulo, de Parelheiros, extremo sul da cidade.
Participaram da inspeção integrantes da Secretaria Municipal de Turismo, do Sebrae-SP, da Secretaria Estadual de Turismo e da SPTuris.
Desenvolver o ecoturismo
A visita faz parte do Programa Investe Turismo, iniciativa do Sebrae nacional em parceria com o Ministério do Turismo.
O objetivo desse programa é aumentar a qualidade e a competitividade de 30 rotas turísticas estratégicas do Brasil, com foco na geração de emprego.
São Paulo foi uma das rotas escolhidas pelo programa e as ações serão concentradas no Polo de Ecoturismo e no Triângulo SP, no centro da capital: