A Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia da Câmara Municipal de São Paulo realizou quatro reuniões no primeiro semestre de 2024. Debates sobre eventos e iniciativas para o setor também foram destaques na atuação dos vereadores.
“Foi um semestre atípico para a Comissão que só foi instalada em abril, possibilitando apenas a realização de quatro das seis reuniões ordinárias que eram previstas. Ainda sim, pudemos registrar com muita alegria a sanção, pelo prefeito Ricardo Nunes, da Lei 18.083, de 19 de janeiro de 2024, que dispõe sobre as diretrizes para a terminologia, tipologia e classificação de eventos no Município de São Paulo”, afirmou o presidente do colegiado, vereador Rodrigo Goulart (PSD).
O parlamentar e o vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS) foram reeleitos presidente e vice-presidente, respectivamente, na reunião de instalação do colegiado. Ainda em abril, a Comissão colocou em pauta o Platum (Plano de Turismo Municipal) elaborado pela SMTUR (Secretaria Municipal de Turismo) que, segundo o presidente, é um documento importante para o desenvolvimento das atividades turísticas na capital paulista.
Outro assunto colocado em destaque foi o regulamento da edição deste ano do prêmio “Troféu São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia”, que já está com inscrições abertas. Também foi feita a prestação de contas do Festival do Café no Triângulo SP, promovido pela SMTUR.
Diferentes segmentos do turismo também apresentaram suas iniciativas para o setor, como Fórum Brasileiro de Turismo e na Rua Sem Wi-Fi. “O resgate e a importância dos centros históricos com estratégias multissetoriais para fomentar o turismo cultural como instrumento de recuperação urbana, foi outro tema de destaque que contou com a participação de Sérgio França Coelho discorrendo sobre o Fórum Brasil de Turismo Cultural”, frisou.
O presidente também salientou a relevância da atuação do colegiado. “Penso que a importância desta Comissão é que ela representa um espaço permanente de diálogo sobre todos os temas de interesse dos segmentos que compõem a cadeia produtiva do turismo”, finalizou Goulart.
Comissão de Turismo
A Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia é formada por cinco vereadores e tem, entre suas atribuições, promover estudos e iniciativas no sentido do desenvolvimento do turismo, do lazer e da gastronomia no município de São Paulo, além de apoiar, com ajuda de entidades governamentais e não governamentais, a indústria do lazer e do turismo receptivo, promover as relações intercidades no âmbito nacional e internacional e fiscalizar e acompanhar as ações do Poder Público na área do turismo, do lazer e da gastronomia.
O colegiado é composto pelos vereadores Rodrigo Goulart (PSD), Sansão Pereira (REPUBLICANOS), Jair Tatto (PT), Janaína Lima (PP) e Sandra Santana (MDB).