pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Comissão debate importância do tombamento da história de SP

8 de junho de 2011 - 18:45

Categorias

Mozart Gomes / CMSP
Mozart Gomes / CMSP

Os vereadores da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente discutiram nesta quarta-feira a necessidade da criação de um setor dentro do Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico) para tratar exclusivamente do tombamento de bens imateriais em São Paulo.

A conversa foi motivada pela iniciativa do vereador Juscelino Gadelha (sem partido) de solicitar que o derby entre Corinthians e Palmeiras receba esse tratamento.

Sobre o processo de tombamento enviado ao Conpresp, Gadelha disse que a intenção é preservar o clássico entre os dois clubes para que as gerações futuras saibam da importância que teve principalmente nas décadas de 30 e 40. “Essa importância vem sendo diminuída. Precisamos preservar a memória do derby do passado”, defendeu.

Para o presidente da comissão, vereador Paulo Frange (PTB), “é lamentável” que não exista em São Paulo um setor para cuidar apenas do tombamento imaterial de fatos, registros ou passagens importantes da história paulistana. “Vamos perdendo histórias que deveriam ficar guardadas em algum lugar”, declarou.

“Com o processo de globalização e uma influência mais incisiva da mídia, a juventude não se apropria desses bens culturais, e ao longo do tempo podemos perder a referência histórica da população de São Paulo. Nosso patrimônio não são apenas os prédios. Nosso patrimônio é aquilo que o cidadão produz no seu cotidiano”, completou o vereador Chico Macena (PT).

PROJETOS
Também na reunião ordinária desta quarta-feira, a Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente aprovou pareceres favoráveis aos seguintes projetos de lei:

– PL 0107/2010, do Executivo: aprova o prolongamento da R.Antonia Teresa de Paula Matias, no distrito de Cangaíba, subprefeitura da Penha;

– PL 0330/2010, do vereador Adilson Amadeu (PTB): denomina Ponte Estaiada Alfredo Martins a ponte existente na região do Tatuapé sob a Avenida Salim Farah Maluf;

– PL 0428/2010, do vereador Aurélio Miguel (PR): dá nova redação aos arts. 14 e 15 da Lei nº 14.454, de 27 de junho de 2007, que consolidou a legislação municipal sobre denominação de vias, logradouros e próprios municipais, bem como sobre emplacamento de imóveis, e dá outras providências.

REQUERIMENTOS
A comissão ainda aprovou dois requerimentos de Juscelino Gadelha. O primeiro solicita que a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realize ação fiscalizatória de emissão de ruído, diurno e noturno, na Empresa Saint Gobain Materiais Cerâmicos Ltda., na Avenida Santa Marina, Água Branca.

O outro, direcionado à mesma secretaria, pede informações a respeito das obras do Parque Linear do Córrego do Bispo, no Distrito de Cachoeirinha.

(08/06/2011 – 18h45)

 

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar