pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Comissão debate necessidades para população idosa no orçamento de 2023

Por: HANNA BELTRÃO - DA REDAÇÃO

29 de novembro de 2022 - 16:54

A Comissão Extraordinária do Idoso e Assistência Social da Câmara Municipal de São Paulo recebeu na última reunião do ano, realizada nesta terça-feira (29/11), representantes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e do Jornal do idoso, que cobraram informações mais detalhadas sobre o orçamento de 2023 para a terceira idade.

Membro do Conselho Municipal de Direitos do Idoso, Nadir Amaral ressaltou a falta de discussões voltadas para os problemas dos idosos, sobre a qualidade da longevidade e sobre o orçamento público para a pessoa idosa na cidade de São Paulo. “Nós estamos discutindo orçamento, e o que é que tem para a população idosa? Este é um ponto crucial que esta Comissão, o Conselho Municipal de Saúde, o Conselho do Idoso, seja qual conselho for que lide com a pessoa idosa. Não podemos deixar de lado o orçamento público grafado, carimbado para o idoso”, afirmou o representante.

Representando a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Rita de Cássia de Lima Siqueira falou sobre o plano de metas que está voltado para a criação de vagas de trabalho para a pessoa idosa na cidade de São Paulo e o plano de metas de ampliação. Atualmente são oferecidos 60 serviços, desse total, 44 dentro da proteção básica.

A editora do Jornal da 3ª Idade, Hermínia Brandão, pontuou o problema da quantidade e a falta de divulgação dos NCIs (Núcleos de Convivência de Idosos). “Atualmente temos 89 unidades e há duas gestões atrás nós tínhamos 112, ou seja, à medida que a população vai aumentando nós estamos diminuindo os números de NCIs. E a gente tem um grande problema, os NCIs  tem recebimento para atender 200 pessoas, uma parte domiciliar e uma parte atendimento direto, mas eles pedem para não ser divulgados por medo de não darem conta da demanda”, ressaltou a jornalista.

O vereador Bombeiro Major Palumbo (PP) ressaltou a necessidade do debate orçamentário e da elaboração de ações concretas mais efetivas. “E como é que a gente deve ter ação? Com orçamento. Determinado orçamento, determinado local onde as pessoas tenham acesso, porque dentro dessas ações a gente vai ter um ganho maior e melhor qualidade de vida. As pessoas realmente não querem divulgar os NCIs, não sei por qual motivo.”, cobrou o parlamentar.

Antes de finalizar a reunião, o presidente da Comissão, vereador Eli Corrêa (UNIÃO) fez o convite para o evento Terceira Idade em Festa, promovido pela Câmara Municipal de São Paulo, que será realizado no dia 12 de dezembro, às 15h, no Salão Nobre.

Para conferir na íntegra da reunião, clique abaixo:

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar