O presidente da Comissão do Idoso e de Assistência Social da Câmara Municipal, vereador Mario Covas Neto (PSDB), defendeu nesta terça-feira (20/8) a necessidade de implementar mais equipamentos de convivência para pessoas da terceira idade.
O debate sobre a importância destes espaços surgiu após a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, em São Miguel, Zona Leste da capital paulista. Segundo o diretor-técnico do equipamento estadual, Nilton da Silva Guedes, o objetivo do local é promover um envelhecimento saudável. Pessoas acima de 60 anos e de qualquer região da cidade podem participar das nossas atividades de dança, canto, bailes, oficinas, atividades de educação física e até mesmo atendimentos odontológico e de saúde, explicou.
Criado em 2001, o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia atende atualmente 14 mil idosos por mês. A nossa estrutura é pequena para atender a demanda e o Governo desapropriou um terreno para aumentarmos a infraestrutura, adiantou Guedes.
Segundo Mario Covas Neto, espaços como esses devem ter em todas as regiões da cidade. Hoje temos dois institutos, mas sabemos que a locomoção dos idosos é difícil e, por isso, vamos ver de que maneira podemos construir outros, sinalizou o presidente da comissão.
A capital paulista tem hoje seis Centros de Acolhida Especial para Idosos espaços de atendimento integral – e que atendem 620 pessoas na terceira idade.
(20/8/2013 – 14h15)