Os vereadores da Comissão do Idoso e de Assistência Social se reuniram na tarde desta terça-feira e pediram aos idosos presentes que conversassem com outros parlamentares da Casa na tentativa de destacar a importância da votação do Projeto de Lei 131/2012, que dispõe sobre a criação do Fundo Municipal do Idoso.
De acordo com o presidente da Comissão, Claudio Prado (PDT), a criação do Fundo é fundamental para angariar recursos para as políticas públicas destinadas à terceira idade.
Os idosos também foram questionados em relação às emendas que deverão ser apresentadas ao Projeto de Lei (PL) 424/2012, de autoria do Executivo, que trata do Orçamento de São Paulo para o ano de 2013.
Como nada foi acrescentado, ficou estabelecido que a Comissão do Idoso apresentará cerca de 20 emendas à proposta orçamentária de 2013, com o objetivo de ampliar as políticas públicas para idosos na capital.
Entre as propostas já elaboradas estão a ampliação das Unidades de Referência à Saúde do Idoso; aumento do número de equipes do programa Acompanhante de Idosos; instalação de equipamentos para ginástica de idosos em parques e praças; implantação de infraestrutura para incentivo à cultura; ampliação das Instituições de Longa Permanência (que abrigam idosos durante o dia); implantação de Casas-Dia para tratamento de saúde mental; e programas de inclusão digital, entre outras.
O vereador Claudio Prado aproveitou para convidar os idosos para a sessão solene em homenagem aos cidadãos da terceira idade, na sexta-feira (7), às 15h. Queremos homenageá-los pela participação ativa na Câmara, destacando a importância da defesa do interesse dos idosos na cidade de São Paulo, afirmou.
(4/12/2012 – 17h15)