A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude decidiu nesta terça-feira promover um seminário em outubro para discutir o acolhimento institucional de crianças e adolescentes em São Paulo.
A decisão do colegiado é consequência do fechamento de 15 Crecas (Centros de Referência da Criança e do Adolescente) em 2010. Os locais abrigavam os jovens temporariamente até que fossem reinseridos na família ou levados a um abrigo permanente, e fecharam as portas por força de uma ação judicial, que determinava readequações nos espaços.
“Precisamos debater quais políticas públicas estão sendo implementadas para substituir os Crecas e saber para onde estão indo as crianças que antes ficavam nesses centros”, explicou o presidente da Comissão, vereador Floriano Pesaro (PSDB).
Pesaro adiantou que o objetivo do seminário é fazer um documento oficial do encontro. Vamos trazer especialistas, entidades e representantes do Executivo para pensarmos em propostas concretas e apresentarmos ao próximo prefeito.
O presidente do Comas (Conselho Municipal de Assistência Social), Thiago Szolnoky Ferreira Cabral, participou da reunião desta terça-feira e avaliou como positiva a realização do seminário. A Prefeitura teve que fechar os Crecas por conta de uma ação judicial e agora estamos vendo as consequências, que é o aumento de crianças nas ruas. Precisamos pensar em soluções para isso, avaliou.
(21/8/2012 – 13h02)