Na reunião da Comissão Extraordinária do Idoso e da Assistência Social, nesta terça-feira (8/10), os vereadores discutiram as mudanças anunciadas nas áreas de supervisão da Assistência Social, responsáveis pelo atendimento a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social e pessoal. As atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social também foram debatidas pelos parlamentares da comissão.
Para discutir as mudanças a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social enviou uma representante para a reunião da comissão. A vice-presidente, vereadora Rute Costa, destacou a importância de debater o assunto. “Os cidadãos que utilizam do serviço da Assistência Social, não sei se pela troca de alguns secretários, pela troca constante de políticas públicas dentro da secretaria, eles ficam perdidos. Não sabem aonde ir, como recorrer. Então nós precisamos saber como auxiliar o cidadão a ter acesso a essas unidades, serviços, postos de atendimento. Além disso, fiscalizar o serviço porque fica tudo muito sem clareza”, disse Rute Costa
As supervisões de Assistência Social tem como objetivo coordenar o atendimento às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social e pessoal.
Recursos
De acordo com a representante da secretaria Claudia Rosa Lima as mudanças não devem afetar o atendimento aos idosos. “A secretaria tem para a proteção especial os serviços de acolhimento. Na área do idoso, o que há de mudança é o trabalho que a gente vem fazendo para qualificar o que temos. Para os serviços de idosos, a para-política, que a secretaria tem no atendimento ao idoso não mudou”, disse Claudia.
Mas para o vereador Atílio Francisco, que também integra a Comissão do Idoso, é necessário que a secretaria especifique melhor o funcionamento das suas atividades e o direcionamento exato dos recursos destinados à pasta. “A gente quer transparência, quer ajudar a secretaria naquilo que for preciso. O recurso que a gente direcionar de emenda parlamentar para a secretaria seja para a atividade que a gente designou. E não ficar a critério deles”, avaliou o vereador.
Assista à reportagem completa da TV CÂMARA SP: