Mozart Gomes / CMSP
A Comissão do Idoso e de Assistência Social realizou uma reunião nesta terça-feira para debater as políticas públicas que devem ser priorizadas no Orçamento de 2012. Neste primeiro encontro, os idosos participantes apontaram temas variados, como saúde, transporte e mudanças que devem ser realizadas para melhorar a qualidade de vida.
Segundo o presidente da comissão, vereador Claudio Prado (PDT), “o que for possível fazer para aumentar o Orçamento com o objetivo de que as políticas públicas sejam coerentes e alcancem o maior número de idosos, será feito”. “Os debates são fundamentais porque qualificam tudo aquilo que discutimos até agora como, por exemplo, a necessidade de um acompanhante do idoso. Se resolvermos as questões prioritárias, São Paulo dará um salto na qualidade de defesa do idoso”, afirmou Prado.
A reunião desta terça-feira utilizou como base as propostas do Orçamento de 2011. Entre as ações estavam a instalação em praças de equipamentos esportivos para pessoas idosas, academia da terceira idade, transporte de idoso sem mobilidade e serviço especial de assistência jurídica à população de baixa renda e aos idosos.
Em relação à saúde, o vereador Milton Ferreira (PSD) defendeu a necessidade de geriatras e gerontólogos nas unidades de saúde de cada subprefeitura.
A próxima reunião da comissão está marcada para terça-feira (1/11) e as prioridades para o Orçamento voltarão a ser discutidas por tema e por secretarias responsáveis.
“Existem muitas questões que precisam ser solucionadas, e o nosso objetivo é que o Orçamento do próximo ano seja muito melhor do que o de 2011 e ofereça um nível maior de proteção ao idoso”, concluiu Cláudio Prado.
(25/10/2011 – 14h11)