pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Comissão do Idoso discute amparo a moradores de rua

5 de novembro de 2015 - 20:25

MARIANE MANSUIDO
DA TV CÂMARA

Criado em 2005, o Sistema Único de Assistência Social tem por objetivo garantir a proteção social às famílias. O presidente da Comissão do Idoso lembrou nesta quinta-feira a importância do amparo aos moradores de rua.

“Na questão dos moradores de rua, temos mais vagas disponíveis do que moradores atendidos. E nós temos um número maior de moradores, ou seja, você tem demanda, tem vaga, e ela não está acontecendo por alguma razão, que a gente não conseguiu descobrir”, disse o vereador Mário Covas Neto (PSDB), presidente da Comissão.

A coordenadora da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Isabel Bueno, falou sobre as dificuldades na criação de centros de acolhida para a população em situação de rua, que chega a mais de 15 mil na capital.

“A população de rua, a sua maioria, encontra-se em regiões centrais ou no centro expandido, e são regiões que a gente tem muita dificuldade imobiliária, pela composição desses imóveis, e também muita resistência do entorno. Então, a sociedade ainda resiste muito à ideia de ter um serviço para população de rua na sua rua”, disse

Os centros de referência de assistência social são um dos equipamentos mais importantes desse programa. Na cidade de São Paulo, são 54. Segundo Sonia Vicentini, do Fórum de Assistência Social, deveriam ser mais.

“Pela lei, cinco mil famílias já são uma demanda para a criação de um Cras. E hoje, nós temos territórios com mais de 90 mil habitantes com um Cras.  Então, o que a gente está defendendo aqui, enquanto fórum,  é sim a expansão dos serviços, expansão com qualidade”, disse.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar