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Comentários

ELIANA DE CARVALHO RAVANELLI

Como fica o confisco dos salários dos aposentados da PMSP

ELIANA DE CARVALHO RAVANELLI

O Sr. Ricardo Nunes e alguns da Câmara fizeram questão de mexer no teto das aposentadoria. Do teto do Inss foi para o salário mínimo, um desconto de 14% de nossos salários, isto é dos aposentados que colaboraram durante uma vida com o IPREM, e agora mexem em nossos salários no momento de que mais precisamos. Eu por exemplo em tratamento de câncer com 72 anos.

vilton giglio

tem como ser atendido no cras só marcando presença? 0 IDOSO JÁ ESTA NUMA LINGUAGEM BEM CHULA,NO BICO DO CORVO E AINDA MANDAM FAZER TUDO PELA INTERNET.

vilton giglio

PORQUÊ NÃO ALOCAM FUNCIONARIOS DE OUTRO SETORES PARA ATENDER IDOSOS,O IDOSO ESTA SEMPRE PASSANDO O CHAPEU E TOMANDO CHAPEU,PARA NÃO DIZER OUTRA COISA,NUNCA NADA DÁ CERTO,FALTA REMÉDIO,PROBLEMA COM INTERNET,CAI O SISTEMA,FALTA FUNC.,GREVE,E POR AI VAI…..

Ivanildo França

As unidades do Cras tem muitas reclamações de mal atendimento ,falta qualificação dos profissional nos atendimentos ,falta de paciência ao atender o idoso, beneficiários do cad único ou quem vai fazer o cadastro pela primeira vez .
Além disso para agendar no Descomplica a demanda é muito grande e já vi unidades do Cras vazio eles mandam todo mundo para agendar no Descomplica.
Precisa fazer multidões para zerar essa fila.
Sem falar nas unidades dos Sasfs ( Serviço de Assistência Social em Domicílio) que atende mil famílias e as unidades existentes que é uma perna do Cras também não da conta da alta demanda .
Isso tem que mudar.

Ivanildo França

Senhores Vereadores desta comissão vocês viram a matéria do repórter Walace Lara a respeito da venda de vagas de agendamento para fazer o cad único?
Um absurdo, e o povo sofre para realizar agendamento no Cras e no Descomplica

Contribuições encerradas.

Comissão do Idoso discute CadÚnico em Audiência Pública

Por: CAROL FLORES
DA REDAÇÃO

27 de junho de 2023 - 13:33
Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP

O CadÚnico (Cadastro Único), ferramenta de acesso a programas sociais do governo federal, estadual e municipal direcionado às famílias de baixa renda, foi debatido em Audiência Pública, nesta terça-feira (27/6), na Comissão Extraordinária do Idoso e de Assistência Social. A discussão atende a um requerimento do vereador Manoel Del Rio (PT).

A falta de profissionais nos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), equipamento público onde é feita a inscrição e renovação do CadÚnico, é um dos problemas que dificulta o acesso da população ao cadastro. É o que acredita o proponente da audiência. “Estamos recebendo muitas reclamações de pessoas que estão tendo dificuldades em fazer a inscrição ou renovar o Cadastro Único. Acredito que isso é reflexo da falta de funcionários nos CRAS. Nós precisamos dinamizar o acesso, para que a população possa usufruir desse instrumento o mais rápido possível e obter os benefícios sociais que ela tem por direito”, explicou o vereador, que ainda ressaltou que o CadÚnico é a principal porta de acesso às políticas públicas.

Além da insuficiência de atendentes nos CRAS, a falta de qualificação dos funcionários também foi abordada na audiência. Para a advogada especialista em direito previdenciário e assistência social, Mônica Matsuo, os profissionais que preenchem o cadastro para a população não estão devidamente instruídos, o que acaba prejudicando o acesso a outros benefícios como o BPC-LOAS (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social).

“O preenchimento do CadÚnico tem que estar em consonância com as instruções normativas que mudam com muita frequência, e quando o documento não é preenchido corretamente o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) indefere o pedido de benefícios como o LOAS, que é destinado a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência”, explicou a advogada.

Outro problema colocado em discussão foi a necessidade de melhorar a forma de comunicação do CadÚnico. A conselheira municipal de Assistência Social, Darlene Terzi, disse que o contato para os serviços do cadastro é feito normalmente através da internet e via telefone, e que os usuários têm dificuldade para lidar ou não tem acesso a essas ferramentas.

“A maioria da população que necessita desses serviços não tem acesso à internet ou telefone. Outro problema é com a população mais velha que não tem familiaridade com esses instrumentos. Precisamos rever mecanismos para que as pessoas consigam garantir acesso a esses benefícios garantidos por lei”, ressaltou.

Segundo o vereador Manoel Del Rio, todas as demandas apresentadas na Audiência Pública serão encaminhadas à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Além do vereador Manoel Del Rio (PT), participou também o vereador Gilson Barreto (PSDB). Para conferir na íntegra da Audiência Pública, clique no vídeo abaixo:

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