Delegação paulistana ficou em quarto lugar dentre 185 municípios participantes
A Comissão Extraordinária do Idoso e de Assistência Social realizou uma reunião nesta terça-feira (19/9) de balanço da participação de atletas 60+ do município na final dos JOMI (Jogos Estaduais da Melhor Idade), através da SEME (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer), onde a cidade de São Paulo ficou em quarto lugar. Participaram da reunião competidores, conselheiros municipais e representantes da pasta.
Com apoio de emenda parlamentar do presidente do colegiado, vereador Eli Corrêa (UNIÃO), que cobriu despesas com transporte, hospedagem e alimentação, a equipe da SEME competiu nos JOMI em São José do Rio Preto no início deste mês com 11 atletas em seis das 14 modalidades. O evento reuniu atletas de 185 municípios melhores colocados nas edições regionais realizadas no primeiro semestre.
Dentre os resultados alcançados, ficaram em primeiro lugar no atletismo com medalhas de ouro, as atletas Ana Luiza Garcez, 60 anos, mais conhecida como Ana Animal, na prova de 1.200 metros, e Maria da Penha Lorenzano, 86 anos, nos 500 metros. “A gente tem uma grande responsabilidade com essa política pública, porque sabemos que o idoso que pratica atividade esportiva tem qualidade de vida. Desde que voltamos a promover os jogos no pós-pandemia aumentou muito a participação de atletas”, destacou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Augusto Vianna.
A assessora técnica da SEME, Dineia Cardoso, comemorou a aceitação dos Jogos Municipais da Pessoa Idosa. “São 14 modalidades, das quais tivemos duas fases em São Bernardo do Campo e essa terceira fase em São José do Rio Preto, onde saímos com duas grandes vitórias no atletismo. Estamos lutando para ter 1% do orçamento para atender esses 2,5 milhões de idosos da cidade, pois idosos ativos estão menos ansiosos, menos deprimidos e mais longe de doenças crônicas e degenerativas”, ponderou.
“Parabéns por essa iniciativa dos Jogos Municipais, o esporte tem um caráter inclusivo muito grande para todas as idades, mas em especial para as pessoas idosas”, observou o presidente do Conselho Nacional do Direito da Pessoa Idosa, Raphael Castelo Branco.
A atleta Ana Animal contou que os resultados vem da rotina de treinos que inclui acordar diariamente às 3h da manhã. “Em todas as etapas eu fiquei em primeiro lugar e no último dia eu fui lá e arrebentei, baixei o meu tempo”, disse ela exibindo sua coleção de medalhas.
O médico e vereador Milton Ferreira (PODE), ressaltou a importância do esporte na terceira idade. “Principalmente nessa faixa etária é fundamental fortalecer os músculos, produzir hormônios, a hidroginástica também é muito indicada para mulheres na pré-menopausa. O município precisa de mais centros de convivência para a pessoa idosa viver melhor e não se sentir sozinha”, declarou.
“Atualmente o ser humano vive mais, o que permite aos idosos transmitirem toda sua experiência para as novas gerações, mas precisamos eliminar essa visão da sociedade de que o idoso não serve pra mais nada. É importante que eles não paralisem suas atividades, que participem do conselho dos idosos, por exemplo, para defender seus interesses”, pontuou o vereador Manoel Del Rio (PT).
O colegiado aprovou três requerimentos na reunião, sendo dois de autoria do vereador Eli Corrêa, que convida para futuras reuniões representantes da OMS/OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) e conselheiros eleitos para o biênio 2023-2025 do Conselho Municipal da Pessoa Idosa. O requerimento do vereador Manoel Del Rio é para realizar a próxima reunião do colegiado (3/10) com o tema “20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa e a importância da ratificação da Convenção Interamericana dos Direitos da Pessoa Idosa”.
O quórum da Comissão foi completo com a presença do presidente, vereador Eli Corrêa (UNIÃO), vice-presidente, vereador Gilson Barreto (PSDB) e os membros, vereadores Celso Giannazi (PSOL), Manoel Del Rio (PT) e Milton Ferreira (PODE). Veja a reunião completa no vídeo a seguir: