A Extraordinária Permanente do Idoso e de Assistência Social da Câmara registrou avanços nas discussões de políticas públicas em 2015. De acordo com presidente do Conselho Municipal do Idoso, Rubens Casado, os avanços se devem a participação dos idosos na busca por direitos.
Entre os destaques do ano estão os novos Centros Dia (espaço de convivência preparado especialmente para receber o idoso durante todo o dia), criados pela prefeitura e a articulação em defesa dos direitos dos idosos na cidade.
“O que estava previsto no plano de metas do município, a instalação dos novos Centros Dia, tiveram um avanço significativo. Esses centros fazem muita diferença na vida e no convívio das pessoas. Acredito que poderíamos ter mais desses centros na cidade, mas já é um começo”, afirmou.
“A liberação das catracas para o bilhete do idoso sem necessitar da validação dos motoristas também foi uma das grandes conquistas, pois facilitou a vida dos usuários do transporte e dos motoristas. Tudo isso conquistamos por muita insistência na cobrança e busca por direitos”, completou Casado.
A comissão realizou durante o ano 13 reuniões que discutiram além do Plano de Metas da Prefeitura, boas práticas de convívio com Idosos e atendimento a saúde da terceira idade.
O presidente da comissão, vereador Mário Covas Neto (PSDB), alertou que apesar dos avanços nas discussões, a partir da união dos movimentos dos idosos com a Câmara, muitas melhorias ainda devem ser discutidas. “É muito bom podermos ver os avanços promovidos pela luta da terceira idade com a participação no legislativo, mas infelizmente a questão do idoso ainda precisa ser priorizada e hoje em dia as políticas públicas não colocam o idoso no lugar que ele merece”, disse.00