A Comissão Extraordinária dos Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais recebeu, nesta quarta-feira (25/08), o Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, para falar sobre a nova encíclica papal "Caridade na Verdade". Esta é a mais recente carta escrita pelo Papa Bento XVI e traz questões que serão dirigidas aos bispos com o objetivo de ajudar as pessoas a solucionarem os problemas da atualidade. O convite para o Arcebispo falar sobre a última encíclica na Comissão aconteceu devido ao tema desta carta. “Os assunto tratados na Comissão também estão presentes na encíclica: violência, pessoas necessitadas, injustiça. Essa interpretação ajuda a Comissão a pensar seu papel e a trazer as questões para a sociedade de São Paulo”, argumentou Gabriel Chalita(PSDB), presidente da Comissão.
A carta não é a palavra final, ela apenas estimula uma reflexão, promove debates e indica rumos. “Para que o progresso seja humano e humanizado. E as atividades humanas possam ser orientadas por critérios éticos. A globalização aproximou as pessoas, mas não as interligou. O entendimento entre os povos não está melhor ”, concluiu o Arcebispo.
“A sociedade está muito individualista. Por exemplo, quando as pessoas vêem um morador de rua pensam que não é problema seu, que é problema do outro. A carta fala sobre isso, sobre o respeito à pessoa e como a melhoria da dignidade humana deve unir partidos, religiões e povos”, considerou Chalita.
A vice-prefeita e secretária municipal do Desenvolvimento e Assistência Social, Alda Marco Antonio, participou da reunião “devemos buscar na encíclica mais argumentos para continuar lutando para que São Paulo seja melhor”, disse ela.
Também participaram da reunião os vereadores Jamil Murad (PC do B), José Américo (PT), João Antonio (PT), Quito Formiga ( PR) e Celso Jatene (PTB).
|