Entre os projetos discutidos pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara na reunião desta quarta-feira (23), recebeu parecer favorável dos vereadores o Projeto de Lei (PL) 451/2014, que cria a campanha de conscientização sobre a síndrome metabólica no município de São Paulo.
A proposta, de autoria da vereadora Marta Costa (PSD), tem o objetivo de informar a população sobre a síndrome que corresponde a um conjunto de doenças cuja base é a resistência insulínica. A campanha anual deverá ser conduzida pelas secretarias municipais de Saúde e Educação em uma semana específica.
“Conscientizar as pessoas sobre esse tipo de doença é importante porque elas são raras e as pessoas quase não discutem isso. Às vezes, as pessoas podem ter essa doença ou resistência à insulina e não saberem, então, quanto mais informações, mais as pessoas têm propriedade dos sintomas e uma desconfiança do que possa ser esse diagnóstico. Assim ela vai procurar um médico com mais velocidade”, ressaltou o relator do projeto, vereador Toninho Vespoli (PSOL).
Nota de Apoio
O colegiado também aprovou requerimento do vereador Paulo Fiorilo (PT) que manifesta apoio à iniciativa da Escola Municipal Amorim Lima pela iniciativa de debater a questão de gênero com alunos, professores e toda comunidade escolar. Segundo o vereador Fiorilo, a escola foi injustamente notificada por realizar a ‘Semana de Gênero e Educação’.
“A ideia é valorizar a iniciativa da Escola Amorim Lima, primeiro porque é uma escola que sempre realiza processos democráticos para encaminhar seus debates e segundo porque havia ali, de certa forma, uma ação que poderia intimidar a direção para a realização da semana. O evento foi realizado, e a sugestão é que a Comissão de Educação, que responde por esse debate, parabenizasse a escola pela iniciativa e também pelo processo democrático que encara o debate publico”, explicou Fiorilo.