A Comissão de Finanças e Orçamento aprovou nesta quarta-feira a realização de uma audiência pública para debater a distribuição da vacina contra o HPV (vírus do papiloma humano) na rede municipal de saúde. A vacinação é matéria de um projeto de lei do vereador Francisco Chagas (PT), proponente da audiência.
Chagas acredita que o preço da vacina ainda é um entrave na sua aplicação na rede pública. Hoje um tratamento de três doses daria em torno de R$ 1 mil. Se a saúde pública assumir, os custos vão diminuir, argumentou o vereador, que também levou à comissão um requerimento que pede a presença dos secretários de Saúde do município e do Estado de São Paulo, de representantes do Ministério da Saúde e do Hospital Pérola Buyington na audiência pública.
Além disso, o parlamentar acredita que a distribuição da vacina contra o HPV ajudará a reduzir os gastos com a saúde, uma vez que diminuirá a incidência de casos de câncer de colo de útero, causado pelo vírus.
Francisco Chagas pretende, com a aprovação do PL 225/2009, que seja criado um programa municipal de prevenção ao HPV. A ideia é que isso seja votado ainda em 2012, afirmou.
(15/2/2012 – 12h36)