LEANDRO CHAVES
DA TV CÂMARA
A Comissão do Meio Ambiente ouviu nesta terça-feira representantes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) sobre a prevenção e combate aos crimes contra o meio ambiente na cidade de São Paulo. Criada recentemente, uma superintendência de defesa ambiental vem coibindo novas ocupações irregulares em áreas do município.
“O nosso foco é preventivo. Então, a gente faz monitoramento de áreas através de sobrevoos, serviço aquáticos e das viaturas perimetrais. O combate é feito aliado a parcerias com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, e com a subprefeitura. Nossa função é manter a harmonia e não deixar ocorrer atos agressivos”, esclareceu o inspetor da Guarda Civil Roberto Crisóstomo.
Outro assunto debatido foi o abandono de carros em vias públicas. A CET tem mais de 2.500 veículos apreendidos em seus pátios. Quando não são retirados pelos proprietários durante um período de 90 dias, os carros ou carcaças podem ser leiloados.
“Estamos tentando dialogar com os poderes para equacionar essa burocracia e quem sabe avançar para que as carcaças e os carros abandonados tenham um destino mais rápido e aliviem os pátios da prefeitura”, disse o vice-presidente da Comissão, vereador Paulo Fiorillo (PT).
infelizmente quando os órgãos competentes resolvem atuar o dano já foi causado, falta um poder de autuação para a GCM no âmbito ambiental