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Comentários

silvia miloco

O vereador josé police neto, ciclista urbano, deveria ter participado.

Alf Ribeiro

A função de cobrador vai além da cobrança de passagens, eles auxiliam os motoristas para que o embarque e o desembarque de passageiros sejam feitos com mais segurança, além de ajudar na mudança de faixas e obviamente a cobrança e verificação de passagens e bilhetes.

Contribuições encerradas.

Comissão ouve secretário sobre Uber, cobradores e ciclofaixas

3 de março de 2017 - 15:26

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ELDER FERREIRA
DA WEB RÁDIO CÂMARA

Os vereadores da Comissão de Trânsito da Câmara Municipal se reuniram nesta sexta-feira (3) com o secretário municipal de Transporte, Sérgio Avelleda, para ouvir quais os projetos da atual gestão para o setor. Entre os assuntos abordados estavam a regulação do Uber, o projeto que extingue a carreira de cobradores nos transportes municipais e as ciclofaixas.

Segundo Avelleda, a regulação dos aplicativos pretende evitar privilégios.  “Nós queremos a tecnologia, queremos a concorrência, queremos um serviço melhor para o cidadão de São Paulo, mas isso não pode representar privilégios em detrimento de alguém ou de uma categoria. O que vamos buscar com a regulação é o equilíbrio”, disse.

O vice-presidente da Comissão de Trânsito, vereador Adilson Amadeu (PTB), é um dos críticos da falta de regulação, já que os carros não passam por qualquer tipo de vistoria e, segundo ele, colocam os usuários em risco. “A tecnologia veio no mundo todo pra ficar, mas não dessa maneira. Hoje nós temos 38 mil taxistas na cidade de São Paulo, contra 86 mil aplicativos que aí estão sem ter condição, às vezes, de transitar. São carros que não passam por uma vistoria e coisas assim”, explicou.

Outro assunto questionado pelos vereadores da Comissão durante a reunião foi a extinção dos cobradores de ônibus no transporte municipal da Capital.  “Nós temos hoje cerca de 20 mil cobradores de ônibus na cidade. Algumas linhas já se tornam obsoletas, já nem tem mais a necessidade de pagamento em dinheiro, mas não podemos promover demissões de cobradores”, disse o vereador Alessandro Guedes (PT).

O secretário Avelleda explicou que a prefeitura não pretende estabelecer um tempo para que isso aconteça e garantiu que essa proposta não visa demissão de trabalhadores, mas uma recolocação profissional na categoria. “Hoje apenas 6% de cada 100 passageiros pagam em dinheiro; 94% usam cartão. Então é uma função que a própria população já está contribuindo para que ela venha a acabar. Nós vamos parar de contratar cobradores e paulatinamente os cobradores que ficaram no sistema, que não foram saindo, serão reaproveitados em outras funções. Sem gerar desemprego nós vamos modernizar o sistema de ônibus”, esclareceu.

As ciclofaixas também foram discutidas durante a reunião. O secretário Sérgio Avelleda explicou que apoia o uso das bicicletas e disse que o plano cicloviário está sendo revisto para realização de ajustes e para conectar ciclovias.

O secretário ainda adiantou aos membros da Comissão de Trânsito que o edital para licitação de novos ônibus na Capital deve ser publicado nos próximos meses. “Nós estamos revisando o edital que já foi publicado [na gestão Haddad] para verificar a sua adequação jurídica, econômica e de rede do sistema de ônibus, e temos um objetivo de publicar este edital até o final do mês de maio”

O presidente da Comissão, vereador Senival Moura (PT) destacou a importância desse edital para a Capital.  “Presumo ser a coisa mais importante para a cidade. É uma tarefa que já vinha da gestão anterior, que será concluída nessa gestão. É importante para garantir um transporte de qualidade, então, a conclusão da licitação é um tema muito importante.”

O encontro realizado nesta sexta-feira na sede da prefeitura foi uma sugestão do presidente da Comissão de Trânsito, vereador Senival Moura (PT), e deve ocorrer todos os meses. Além do presidente e do vice-presidente da Comissão, participaram da reunião os vereadores Alessandro Guedes (PT), Ricardo Teixeira (PROS) e o vereador Conte Lopes (PP).

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